Exposição de quadros recicláveis é atração no salão receptivo da Unicap

DSC_0299

Os alunos do curso de Eventos da Universidade Católica de Pernambuco realizaram uma exposição de quadros recicláveis, no salão receptivo da Unicap, na noite desta quarta-feira(28). O evento, que foi proposto pela professora Elisa Barreto, foi discutido e idealizado pelo aluno Fúlvio Almeida, que também é técnico ambiental. “ Eu sempre procuro envolver o meio ambiente nesses tipos de exposições”, afirmou.

DSC_0302Valéria Souza, nascida no bairro de Camaragibe, é a autora das obras de artes. Valéria sempre teve preocupação com a coleta seletiva e foi, em função dessa preocupação, que surgiu a ideia de criar quadros feitos a partir de materiais recicláveis. São utilizados plásticos, ferros, alumínios, dentre outros materiais.

Valéria era funcionária pública quando começou a fazer os quadros. Na ocasião, ela morava em um condomínio localizado na Avenida Caxangá. “ No local onde eu morava, as crianças costumavam jogar o lixo pela varanda. Toda vez que eu descia para passear com meu cachorro, eu recolhia tudo que havia no chão”, disse.  Ela então começou a fazer quadros com os materiais coletados. O síndico do prédio viu um de seus quadros e achou muito interessante. Ele incentivou Valéria, e deu estímulo para ela continuar com suas obras de arte. A pedido da artista, o sindico do condomínio cedeu um espaço para ela fazer a exposição dos seus quadros. “ A intenção era de conscientizar, principalmente, as crianças”, afirmou Valéria. “ Eu costumo dizer que essa habilidade foi um dom que Deus me deu”, completou.

Ela já realizou exposições em diversos lugares, tais como: Caruaru, Garanhuns e Belém do Pará. A exposição continua hoje (29) e segue nos dias 2 e 4 de junho.