Exposição de desenhos e mosaicos propõe diálogo entre o Barroco de Minas Gerais e o de Recife
|A partir desta quinta-feira (04), a Torre Malakoff abrigará a exposição “Diálogo entre Barrocos: Recife Recebe Ouro Preto e Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônios Culturais da Humanidade”, com desenhos do arquiteto espanhol José Maria Plaza Escrivá e mosaicos da arquiteta brasileira Sandra Paro. A mostra tem entrada gratuita e ficará aberta ao público de segunda a domingo até dia 12 de outubro.
A exposição traz um registro iconográfico do estilo barroco no Recife e em Minas, principalmente Ouro Preto e o santuário de Bom Jesus de Matosinhos, através de 42 desenhos produzidos “in situ” que ganham amplitude em dois grandes mosaicos realizados em pastilhas de vidro. O Instituto Cervantes, Governo de Pernambuco, Secretaria de Cultura, Fundarpe e Torre Malakoff apoiam a iniciativa da Fundação Artístico Cultural Iberoamericana (FACI).
Os arquitetos explicam que apesar de terem se desenvolvido em circunstancias distintas, a capital pernambucana pela cana de açúcar, e as cidades mineiras pela descoberta do ouro e pedras preciosas, todas compartilham do barroco em sua arquitetura. Apesar das semelhanças, diferente das cidades mineiras, a arquitetura barroca do Recife ainda não foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Chamar atenção para esta causa é uma das motivações do projeto que coincide com o segundo centenário da morte de um ícone do movimento barroco no Brasil, o artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho.
Além da exposição, dia 2 de outubro Escrivá realizará uma conferência sobre o tema e dia 9 fará o desenho da Torre Malakoff durante uma aula, no local. Todas as atividades são gratuitas. Maiores informações com a FACI nos telefones (81) 3184-3180 e 3184-3182.
Serviço: Exposição Diálogo entre Barrocos – Recife recebe Ouro Preto e Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônios Culturais da Humanidade.
Abertura: 04/09, às 19h
Conferência: 02/10, às 19h.
Aula: 09/10, às 10h
Encerramento: 12/10/14
Lugar: Torre Malakoff (Praça Arsenal da Marinha – Recife)
Visitação: 3a a 6a – 10h às 18h / Sábados – 15h às 18h /Domingos – 15h às 19h
ENTRADA GRATUITA