Ex-professor Rubem Franca faz visita à Católica
|Fotos Luísa Nóbrega
O médico, escritor e professor aposentado da Universidade Católica de Pernambuco Rubem Franca fez uma honrosa visita à Unicap, na tarde desta segunda-feira (21). Acompanhado de sua filha Flávia e de seu neto Rodrigo, as três gerações conversaram com o Reitor, Padre Pedro Rubens, e o professor contou muitas histórias vividas ao longo de seus 86 anos.
Considerado um dos maiores estudiosos da vida e da obra do escritor português Luís de Camões, Rubem contou que sentiu vontade de estudar Geografia e História graças ao livro “Os Lusíadas”. “Sei recitar os mais de 8.816 decassílabos da obra. É minha paixão literária”, conta Rubem. Flávia, formada em Fonoaudiologia pela Católica, destacou a maneira como seu pai dava aulas. “Eram aulas lúdicas, sempre com as interpretações espetaculares dele”, afirma.
Sou funcionário da Católica e ex-aluno do professor Rubem Franca. Nunca esquecerei as suas aulas de História. Ainda me recordo de um pequeno trecho de “Os Lusíadas” que ele recitava em sala de aula: “Olhe as arábias três que tanta terra tomam…” Fico feliz em ter notícias suas, professor!!
Tive a honra de ser aluno do Prof. Rubem Franca, nos anos 70. Fico feliz em receber notícias desse grande historiador.
Melhores aulas de História da minha vida. Fui aluna dele no Colégio Santa Maria…. as salas eram lotadas!!!! Saudades!!! Aprendi MUITO e passei a adorar História Antiga com ele. Excelente professor!!!!
Tive a honra de ser aluno desse fabuloso MESTRE, saudade de um tempo maravilhoso.Obrigado MESTRE
Tive a graça de ser aluna, no segundo grau do Senac, dessa alma ilustre e inigualável professor de História Geral, Rubem Franca. Nada igual vivenciei até hoje.
Tenho muito orgulho de ter sido sua aluna e, apesar de não ter findo o meu curso superior, adoro e leio muito sobre história geral, ludicamente. Por sorte o achei no “Google”. Jamais esquecerei suas aulas onde ele era “sabatinado” pelos alunos sobre “Os Lusíadas”. Ao terminar o segundo grau, ingressei no curso de Psicologia da Católica, que não findei. Há 25 anos moro em Porto Alegre, daí ficar difícil a possibilidade de fazer uma visita ao Mestre. Uma vez ele me flagrou colando. Discretamente colocou a mão dentro da minha carteira e fechou o livro aberto. E saiu dizendo: “você não precisa disso”. Foi um santo remedio. Como esquecer uma figura dessa???? Que Deus o proteja, professor!!!!
PREZADO HISTORIADOR RUBEM FRANCO, MEU EX-PROFESSOR NO RADIER CENTRO EDUCACIONAL, NO RECIFE. JAMAIS ESQUECEREI SUAS AULAS PROFÍCUAS E REPLETAS DE INTELECTUALIDADE. CERTA VEZ, DEPOIS DE CURSAR OUTRA FACULDADE, AO VISITAR A UNICAP, INESPERADAMENTE DEPAREI-ME COM O SENHOR MINISTRANDO AULAS NUMA TURMA DAQUELA UNIVERSIDADE, E, NA OPORTUNIDADE, FUI CONVIDADO PELO SENHOR PARA, SOB SEUS ELOGIOS PERANTE A TURMA, ASSISTIR ÀQUELA AULA..
UM ABRAÇO, GRANDE PROFESSOR!
NO RADIER DE RECIDE CURSEI O 3º ANO DO 2º GRAU/ENSINO MÉDIO, NO INÍCIO DOS ANOS 80, E EM SEGUIDA CURSEI A FACULDADE NA CAPITAL PERNAMBUCANA, A LINDA VENEZA BRASILEIRA.
RUBEM FRANCA FOI O MELHOR PROFESSOR DE HISTÓRIA QUE TIVE EM TODA A MINHA VIDA ESCOLAR. QUERO, PORTANTO, AGRADECER POR TÃO BELAS AULAS E ENSINAMENTOS VALIOSOS.
Conheci o professor Rubem Franca na UNICAP, no curso de Letras. Ficava encantada com ele declamando Os Lusíadas. Fico contente em ter notícia dele.
O professor Rubem Franca foi um professor espetacular, de grande capacidade e o mais expressivo que tive a honra de conhecer no Colegio de Sao Bento e na UNICAP, onde fascinado assistia suas aulas de Historia. Maravilha!