Ex-aluno do curso de especialização em Literatura e Interculturalidade da Unicap conquista 2° lugar em seleção de mestrado na UEPB

Rodrigo Luiz Castelo Branco Fischer Vieira só tem motivos para comemorar. É que o aluno da 1° turma de pós-graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Católica de Pernambuco conquistou o 2° lugar na seleção do Mestrado em Letras na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Rodrigo pretende analisar o uso do narrador póstumo – que conta sua vida após a morte – nas obras “O Vendedor de Passados”, de José Eduardo Agualusa, “A Varanda do Frangipani”, de Mia Couto, e o “Testamento do Sr. Napumoceno”, de Germano Almeida.

Vieira explica que “os três autores africanos utilizam a figura do narrador póstumo para recontar a história de seus países antes e depois da independência de Portugal, em 1975”. Além desse aspecto, a percepção de como os escritores trabalham a memória particular e coletiva na busca ou retomada de uma identidade africana também foi crucial para a escolha do tema pelo futuro mestrando.

“Escolhi esse tema, sobretudo pelo conteúdo intrigante das três obras, também porque são obras extremamente bem escritas, e por fim para contribuir um pouco no processo de valorização de um continente que possui uma literatura singular, criativa e desconhecida do grande público”, enfatizou Rodrigo, que está muito feliz em iniciar mais um período de aprendizagem acadêmica.