Ex-aluno de Publicidade e Propaganda se torna empreendedor de sucesso no mercado de eventos

A crise econômica que assola o país parece fazer poucas vítimas no mercado de eventos. E é justamente nessa onda que surfa o ex-aluno do curso de Publicidade e Propaganda da Católica Jonathan Alves. Ele e os sócios Carlos Eduardo Araújo e Filipe Carvalho comandam uma das maiores empresas especializadas em eventos do Recife. Em três anos de atuação, a Elo contabiliza mais de 100 eventos entre formaturas, casamentos e ações corporativas. E  já há contratos firmados até 2021.

Olhando assim, uma trajetória rápida e de muito sucesso. Mas o começo foi bem difícil. Jonathan era funcionário de uma outra empresa de eventos que faliu. Graças ao seu senso empreendedor, ele enxergou no trauma do desemprego uma oportunidade de montar o seu próprio negócio. “Reuni a antiga equipe e fornecedores e fiz a proposta de abrir a empresa. Uns toparam, outros não. Montamos a sociedade. Depois, chamei as turmas de formandos que ficaram sem contratos e executamos a festa. Chorei muito no primeiro baile”, relembra Jonathan. Curiosamente, a primeira turma de clientes da Elo era de formandos do curso de Publicidade e Propaganda da Católica.

Antes de atuar no mercado de eventos, Jonathan passou por várias agências de publicidade do Recife. Atuou também numa empresa de sistemas de informação em São Paulo. Mas o despertar para o ramo em que atua hoje surgiu durante a experiência trabalhando no departamento comercial da Rede Paraíba de Comunicação, grupo que reúne  a TV Paraíba (Campina Grande) e TV Cabo Branco (João Pessoa), ambas afiliadas da Rede Globo. “Eu era um dos responsáveis pela comercialização dos eventos produzidos pelas emissoras e foi lidando com isso que bateu a vontade de trabalhar com eventos”.

Jonathan conta ainda que a equipe da Elo é composta por dez funcionários que atuam na produção, captação, assessoria, fotografia e recepção. A empresa utiliza o Sistema de Gestão de Eventos (SGE), ferramenta que possibilita as comissões de formatura o acompanhamento diário da movimentação financeira do grupo. “Cada turma tem a sua conta específica e isso faz com que cada projeto se autofinancie. Foi uma ideia inovadora que gera confiança e transparência para o nosso cliente”.

Jonathan também destaca a importância do aprendizado das salas de aula da Católica na sua vida profissional. “O curso de Publicidade e Propaganda foi muito importante para tornar a Elo o que é hoje. Eu tinha que trazer uma nova marca para o mercado e precisava levar a mensagem certa para o público alvo”.