Ex-aluno de Jornalismo é aprovado no Mestrado em Comunicação da UFPE

O ex-aluno de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco Gabriel Marquim foi aprovado no Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, que tem previsão para começar em março de 2011.

Gabriel, que se formou em Jornalismo no final de 2009, fez dois anos de pesquisa científica com a Pró-Reitora Acadêmica, Aline Grego, e nos conta que esse foi o principal motivo para enveredar pela área acadêmica. “Trabalhar em iniciação científica me fez ter outra visão do jornalismo, porque você entra em contato com vários autores importantes que abrem os horizontes do fazer jornalístico. Além disso, pesquisar ajuda a tornar seu olhar mais crítico”.

A pesquisa feita na Católica foi sobre “Revistas Recifenses de 1900 a 2006: um resgate histórico”.  Segundo ele, o objetivo era catalogar as revistas produzidas e que circularam na cidade neste período, bem como analisá-las a partir do seu contexto político-social.  Para a pesquisa do mestrado o tema escolhido por Gabriel não foi tão diferente.  “O tema da pesquisa é: Análise da cobertura política feita pelos jornais de referência nas eleições presidenciais de 1960 e 2010. Nossa intenção é pesquisar como o jornalismo atua nesses períodos tão importantes para o país, entendendo se a imprensa (O Globo, Folha de São Paulo, Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco) contribui para o debate e a reflexão crítica da política, estimulando o aprofundamento da democracia.”

Gabriel Marquim leva boas lembranças e grandes aprendizados da Católica. “Levo da Católica o fazer jornalístico aliado à pesquisa, à reflexão. E acredito que esse seja o melhor caminho: a prática e a teoria que caminham unidas. Tive o privilégio do bom convívio com bons professores e amigos de turma, o que estimula o profissionalismo e forma jornalistas preocupados com o mundo, com a contribuição que podem dar à busca pelo bem comum”, finaliza Gabriel.