Ex-aluno de Jornalismo da Católica assume cargo de editor em jornal da Inglaterra

O ex-aluno de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco e ex-estagiário da Assessoria de Comunicação da Unicap  Filipe Falcão, 28 anos, mal concluiu o seu mestrado em Jornalismo Televisivo Internacional na Nottingham Trent Universitycomo aluno laureado e já foi convidado para ser editor de um jornal para brasileiros na Inglaterra. Trata-se do Brazilian Post, que é publicado em português e inglês.

O jornalista se formou na Católica em 2004. Quando ainda era estudante, estagiou em assessorias de comunicação do estado e no jornal “Folha de Pernambuco”, seu primeiro estágio. Na Folha chegou a ser contratado. “Na sequência, assumi a assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura de Olinda e, por fim, atuei como editor no Portal de Notícias Hotlink”, disse. No entanto, é da Assessoria de Comunicação da Unicap que ele guarda grande carinho e reconhece ter aprendido bastante. “Foi o meu melhor estágio”, disse Filipe, que ficou por um período de um ano na Assecom.

O interesse de Filipe por buscar um mestrado fora do país foi de poder aliar a prática do jornalismo com questões acadêmicas. “Como jornalista, eu sempre gostei do lado prático da profissão. Ao mesmo tempo, eu também sempre gostei da área acadêmica, de pesquisa e estudo”, disse, antes de completar: “Eu sempre vi o jornalismo como uma profissão bastante internacional, onde nós devemos sempre buscar novas habilidades dentro desta visão global. Esse foi um dos motivos de procurar um mestrado fora do Brasil. E acredito que é uma experiência de vida e que vai muito além do mestrado”, concluiu.

Após ter tido algumas experiências como profissional da área, Falcão entendeu que precisava expandir seus conhecimentos, então, embarcou com destino à Europa. Lá ficou por um período de um ano e oito meses e, há pouco tempo retornou para o Brasil trazendo na bagagem o diploma, o reconhecimento de melhor aluno do mestrado e, também, o documentário Solving Problems que, em português, pode ser traduzido como Resolvendo Problemas. O doc. fez parte de todo o projeto no fechamento do mestrado. “Para a conclusão desse mestrado foi necessário, além da monografia e dos papers, também produzir um documentário com oito minutos de duração. O Solving Problems é um documentário em curta-metragem sobre cineastas independentes na Inglaterra”, explicou Falcão, que teve seu doc. entre os 10 curtas selecionados para participar da 21º edição do Festival of Fantastic Films, um dos mais importantes festivais do gênero.

O festival foi realizado na cidade inglesa de Manchester, entre os dias 15 e 17 de outubro. E a ideia da montagem do curta para a conclusão do mestrado proporcionou a ele o desejo de criar sua própria versão.”Esse documentário surgiu quando eu estava fazendo um dos meus projetos de conclusão de mestrado. Paralelamente ao projeto resolvi fazer um documentário com 16 minutos”, disse.  Filipe Falcão levou cerca de seis meses para gravar e editar simultaneamente as entrevistas. Até agora Solving Problems já foi exibido em quatro festivais de cinema: dois na Inglaterra, um na África do Sul e um nos Estados Unidos. Além disso, o curta já foi exibido pela TV inglesa.

O documentário Solving Problems, de Filipe Falcão, pode ser visto nos links a seguir:

Solving Problems / Parte 1

Solving Problems / Parte 2