Ex-aluno de Engenharia Civil da Unicap tem estudo publicado em revista internacional

“Quando eu recebi a ligação, não acreditei. Parecia que estava sonhando”, relata o ex-aluno de Engenharia Civil Edwagner Silva de Oliveira, ao saber, no inicio de agosto, que seu artigo havia sido publicado na revista IJDR (Internacional Journal of Development Research). O projeto mapeou os riscos de deslizamentos em duas comunidades do Recife. Foi o trabalho de conclusão de curso apresentado em 2018 e orientado pelo professor Sérgio do Rêgo Barros.

Edwagner vive nas proximidades das comunidades do Alto José Bonifácio e da Bomba do Hemetério e, após perceber que os bairros eram alvos de deslizamentos constantes, decidiu realizar a pesquisa e analisar o fator de risco do local. “Vi as pessoas morando na beira de um precipício e um contraste social muito grande, isso me impactou muito”,  comenta.”Foi corrido, fui lá nas áreas de estudo para tirar fotos e fazer medições e senti a necessidade de chegar junto da comunidade”.

A revista IJDR possui a qualificação A2 na classificação Qualis/Capes, ou seja, apenas artigos de excelência são publicados e reconhecidos internacionalmente. “Sinceramente, ainda não caiu a ficha, estou muito feliz”, relata Edwagner. “Esse reconhecimento é muito bom, pois expõe a realidade local e pode até incentivar novas pesquisas e métodos que possam dar uma moradia segura para essas pessoas”.

Edwagner entrou na Unicap como bolsista do ProUni, foi aprovado com a nota máxima no seu TCC, além de ser  o laureado da sua turma.

One Comment