Ex-aluno da Unicap é aprovado em primeiro lugar na seleção do Mestrado em Ciência da Computação da UFPE

O ex-aluno do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco Ricardo de Andrade Araújo, 26, foi o primeiro colocado na seleção do Mestrado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco. Ele foi aprovado em primeiro lugar com a nota 8.8149 entre os 160 candidatos. Ele traz no currículo uma infinidade de periódicos para os quais faz revisão, como o Elsevier Neural Networks, Elsevier Neurocomputing, Springer Neural Processing Letters, IEEE Signal Processing Letters, Elsevier Information Sciences, IEEE Transactions on Evolutionary Computation, Emerald International Journal of Intelligent Computing and Cybernetics, Elsevier Pattern Recognition Letters e Elsevier Knowledge-Based Systems, alguns dos periódicos mais relevantes na área de ciência da computação. Além de revisor, Araújo tem publicados dois capítulos de livros, 14 artigos em periódicos especializados e 57 artigos em anais de eventos e congressos relevantes da área.

A vida acadêmica do ex-aluno de Ciência da Computação da Católica foi dedicada integralmente à pesquisa científica. Desde 2002, ano em que iniciou a sua graduação na Unicap até o final, em 2006. Na Católica foi bolsista durante dois anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC). “Na Unicap tive a oportunidade de aprender como se faz pesquisa científica e, desde o final do curso, tenho trabalhado fortemente nesta área tão competitiva e desafiadora em projetos científicos de empresas e institutos de pesquisa”, disse.

Atualmente, ele também atua como pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software (INES), e desde 2007 trabalha em projetos de pesquisa na área de inteligência computacional em empresas privadas e institutos de pesquisa científica. O conhecimento para este jovem cientista é levado a sério. E iniciando o mestrado a partir de março ele já mira o doutorado. “A primeira etapa é cursar as disciplinas do mestrado e, posteriormente, trabalhar na dissertação e defendê-la. Após isso, pretendo dar continuidade aos meus estudos e partir para o doutorado”, frisou.

O ex-aluno guarda boas lembranças das pesquisas realizadas na Unicap e dos professores do curso de Ciência da Computação. E faz questão de registrar todos que contribuíram na sua formação e, também aqueles com quem ainda irá aprender e dividir conhecimentos. “Várias pessoas estiveram me acompanhando nesta jornada. Gostaria de agradecer aos meus amigos e orientadores Prof. Adriano Oliveira e Prof. Sergio Soares pelo empenho e contribuições em diversas situações pelas quais tenho enfrentado em minha vida acadêmica e profissional. Também gostaria de mencionar meu futuro orientador no mestrado, Prof. Silvio Meira, um brilhante pesquisador e empreendedor, que me deu a oportunidade de ingressar em sua equipe de pesquisa”, disse se referindo ao cientista–chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R). Silvio Meira recebeu em dezembro do ano passado o Prêmio Faz Diferença, promovido pelo jornal “O Globo”, como uma das personalidades do ano de 2010, no Brasil. Meira foi escolhido na categoria Economia, ao lado de Abílio Diniz e Jorge Paulo Lemann.