Ex-aluna de Publicidade da Católica trabalha hoje na Disney

Renata na época em que trabalhava na Assecom Foto: Arquivo pessoal

O sonho de trabalhar fora do Brasil é um desejo de muitos. A experiência de conviver com culturas diferentes, conhecer novas pessoas, novos estilos de trabalho vêm ganhando força com a facilidade de poder viajar. Hoje a quantidade de programas de intercâmbio no mercado está crescendo e mais pessoas podem ter a possibilidade de trabalhar fora do país.

Com Ruth Lemos no estúdio de TV da Unicap. Foto: Assecom

A ex-aluna do curso de Publicidade e Propaganda, turma de 2006.1, e ex-estagiária da Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco, Renata Giroux, sempre sonhou em morar fora. Hoje ela mora em Orlando, na Flórida, trabalha na Disney e nos conta como está sendo essa experiência, que já dura quase cinco anos:

Repórter: Vítor Albuquerque

Boletim Unicap – Por que escolheu Publicidade?

Renata já como fotógrafa na Disney. Foto: Arquivo pessoal

Renata Giroux- Eu sempre gostei de rabiscar coisas. Tenho um papel à mão com ideias nem sempre usáveis, mas sempre eram só o começo de algo.

BU – Quando você trabalhou na Assecom?

RG – Antes de fundarem a Aê!, em 2004 para 2005. Eu parei no meio do estágio, pois tive que visitar meu irmão aqui nos Estados Unidos. Mas quando voltei, consegui a vaga de volta e fui a primeira estagiária de Publicidade da Assecom.

BU – Gostou da experiência de trabalhar na Assecom?

RG – Adorei! A Assecom foi uma escola pra mim.

BU – Qual era o seu trabalho?

RG – Eu fazia a parte visual da Assecom. Era responsável pelo layout do Boletim Unicap, além de fotógrafa junto com os também estagiários Marcos Pastich (atual repórter fotográfico da Folha de Pernambuco), Ivan Alecrim (atual professor do curso de Fotografia da Unicap), Léo Felipe (atual professor do curso de Fotografia da Unicap) e Janine Trindade (jornalista). Eles me ajudaram muito e a coordenadora do Curso de Fotografia, Renata Victor, me inspirou muito a ser fotógrafa.

BU – Quando surgiu a ideia de morar nos Estados Unidos?

Pausa para uma foto com personagem da Disney, Pato Donald. Foto: Arquivo pessoal.

RG – Meu irmão já morava aqui e quando um vem pra cá, todos querem vir também (Risos).

BU – Como você conseguiu o emprego na Disney?

RG – Batendo na porta, literalmente. Meu irmão me levou lá e eu fiz duas entrevistas em uma semana. Na semana seguinte, eu já estava escalada para treinamento. Acontece tudo muito rápido aqui.

BU – Desde quando trabalha lá?

RG – Vai fazer cinco anos em novembro.

BU – Gosta do que faz?

RG – Sim. É legal conhecer gente do mundo inteiro e saber o que eles esperam quando saem do país ou do estado de origem.

BU – O que você pode dizer para os que estão fazendo o curso que você fez? Algum incentivo?

RG – O mercado lá fora é vasto. Agarre-se numa coisa que você realmente gosta. Seja muito bom nisso, melhor do que você pensa, pois ser só bom não basta. Seja criativo. Novas ideias são muito bem-vindas. Batalhe. Acredite.