Ex-aluna de Direito que recebeu diploma em Braille assume coordenação na Secretaria de Direitos Humanos na Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes
|Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Jaboatão
A ex-aluna de Direito Marília Lordleem de Mendonça, que recebeu da Unicap o primeiro diploma em braille concedido por uma IES em Pernambuco mês passado, assumiu a Coordenação do Segmento da Pessoa com Deficiência da Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Prefeitura de Jaboatão. Este é o primeiro emprego de Marília após a formatura.
Ao fazer o convite, o prefeito Anderson Ferreira disse que Marília de Mendonça é um exemplo de perseverança. “Marília já venceu vários obstáculos, provando toda sua capacidade. E agora, chega para dar uma grande contribuição a nossa gestão. Nos últimos dois anos, criamos diversas oportunidades de inclusão, com a perspectiva de garantir o empoderamento de pessoas com deficiência. Nossa convicção é de que não existe barreira que impeça alguém de alcançar objetivos”, ressaltou.
Marília de Mendonça não escondeu a empolgação como seu primeiro emprego, principalmente por ser numa área com a qual se identifica. “É um novo desafio. Já atuei nas áreas de direitos humanos, com crianças e adolescentes, e com a saúde. Agora, na Prefeitura do Jaboatão, vou ter a oportunidade de trabalhar para garantir que as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência avancem ainda mais”, assegurou a coordenadora.
Diploma – Em janeiro, Marília recebeu das mãos da funcionária da Diretoria de Gestão Escola (DGE), Taciana Barbosa Farias, o diploma elaborado em parceria com o Instituto dos Cegos. “Um momento importante porque eu vou saber o que está escrito no diploma. Estou muito feliz pela iniciativa”, disse a então concluinte de Direito que estava sentada na primeira fila do Teatro Guararapes ao lado do pai, o administrador de empresas Artur José Braga de Mendonça. “É um gesto que sela todo o compromisso que a Universidade teve para com Marília durante a educação dela. É um gesto simbólico, inovador. É o respeito com a pessoa com deficiência visual. Imaginem uma pessoa ter que fazer a áudio descrição do diploma para ela? Agora Marília se apropria do conteúdo do que está escrito ali. Parabéns a Unicap! Estou muito feliz pelo respeito à diferença”.
Eles conheceram o Reitor, por acaso, poucos dias antes de começarem as aulas de Marília. Pai e filha faziam o reconhecimento do campus para que a estudante tivesse mais autonomia. Cinco anos depois, Padre Pedro fez questão de contar essa história e prestar homenagem à concluinte. “Essa aluna se tornou conhecida por suas múltiplas habilidades e sua capacidade de superação e, sobretudo, na maneira e com o sentido que ela faz”, disse Padre Pedro contando que Marília faz shows artísticos e reverte a renda para crianças com Síndrome de Down e para aquelas que sofrem com câncer. “Muito obrigado Marília, por nos fazer entregar o primeiro diploma em Braille de Pernambuco”, disse o Reitor emocionado.