Ex-aluna de Direito é aprovada em mestrado na Universidade de Montreal

A ex-aluna do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco Nicolle Palmeira Lucas das Mercês foi aprovada no Mestrado “Internacional Business Law in a Global Context”, da Universidade de Montreal, no Canadá. Na Católica, a ex-aluna apresentou monografia de conclusão de curso sobre “Tráfico Internacional de Órgãos”, com a orientação da professora Cynthia Suassuna. Confira a entrevista que Nicolle concedeu ao Boletim Unicap:

1 – Quando você irá para o Canadá?

Estarei viajando no final do mês de junho deste ano, mas o mestrado começará no dia 15 de setembro.

2- Como surgiu a oportunidade para participar da seleção para concorrer à vaga no mestrado?

Digamos que a oportunidade não “surgiu”, mas foi criada com muita pesquisa de cursos, tentativas (na maioria das vezes falhas) de comunicação com universidades canadenses, ajuda de alguns professores da Unicap e persistência, muita persistência. Assim, após muito pesquisar, quando já estava quase desistindo, consegui o contato do vice-reitor da Universidade de Montreal, Diretor do Curso de Direito, mandei um e-mail para ele contendo o meu currículo, o curso que gostaria de realizar na universidade e os motivos pelo qual eu acreditava que ele deveria me escolher. Para a minha surpresa, após algum tempo, ele respondeu meu e-mail, pedindo para marcar uma entrevista comigo. Fiz entrevista em inglês por telefone e, a pedido dele, mandei minha documentação para que o mesmo pudesse avaliar melhor. Dia 15 de março deste ano, recebi a notícia da aceitação.

3- Por que você escolheu o Canadá?

Porque eu sou apaixonada pela cidade de Montreal.

4- Qual será o tema de sua dissertação?

Ainda não defini.

5 – Quanto tempo irá passar no Canadá?

Não planejo voltar para o Brasil, porque, para a minha especialização, principal e infelizmente, na nossa cidade não se tem muito campo para trabalhar. Não sei quanto tempo permancerei no Canadá especificamente, depende das oportunidades de trabalho que surgirem, mas passarei, no mínimo, o tempo que durar o mestrado.

6- Como ex-aluna da Católica, quais as experiências que você poderia falar a respeito do curso de Direito e em que a sua formação contribuiu para que fosse aprovada no programa de mestrado no Canadá?

Estudar numa Universidade como a Católica foi fundamental para a minha aprovação no mestrado, porque foi onde tive o meu primeiro contato com o Direito. Foi graças a essa Universidade, inclusive, que conheci professores como José Mário Wanderley e Cynthia Suassuna, os quais, ajudaram-me na aprovação e sempre admirei.

7 – O que você espera vivenciar no Canadá? Quais as suas expectativas no mestrado?

Espero fazer um bom network, conhecer mais sobre as diferentes culturas, já que Montreal é uma cidade extremamente cosmopolita, ficar fluente no francês e, após algum tempo, advogar na área de minha especialização.

One Comment