Ex-aluna da Católica é aprovada no Doutorado em Arquitetura na Universidade de Coimbra

Julianna Santos, ex-aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco, foi aprovada no Doutorado em Arquitetura na Universidade de Coimbra, em Portugal, uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do mundo, com  727 anos, e uma referência na área de arquitetura. Ela dará início ao curso em fevereiro de 2018.

Formada na Católica em 2007, na terceira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo, Julianna concluiu o mestrado na UFPE em 2015, tendo defendido dissertação com o tema “Um olhar sobre a arquitetura de Tod Williams e Billi Tsien”, orientada pelo professor Fernando Moreira Diniz. Na fase de pesquisa para a sua dissertação, ela passou três meses em Nova York para conhecer de perto as obras dos dois arquitetos nova-iorquinos e entrevistá-los. A entrevista foi, inclusive, publicada no site Vitruvius, no qual são veiculados artigos científicos nas áreas de arquitetura, urbanismo, arte, cultura, revitalização, design, paisagismo e patrimônios.

Julianna confessa que não esperava ser aprovada no Doutorado. Estava concorrendo com pessoas de várias partes do mundo. Mas não apenas passou, foi aprovada em sexto lugar. “A Universidade de Coimbra é uma referência em arquitetura, é muito conceituada e o curso é de forma presencial”, enfatiza Juliana, que se mudará com o marido e os dois filhos pequenos para Portugal, onde deverão residir por dois anos. “Acredito que será uma experiência muito rica”, ressalta.

Na justificativa para a aprovação de Julianna, a Universidade de Coimbra destacou que ela estudou em universidades conceituadas, referindo-se à graduação na Católica e ao mestrado na UFPE. Ao contrário das seleções para os programas de pós-graduação no Brasil, nos quais são realizadas provas, em Portugal a seleção é feita pelo currículo e histórico acadêmico dos candidatos, com peso nas instituições onde fizeram seus cursos.

Julianna faz muitos elogios à qualidade dos professores, do ensino e da estrutura oferecida pelo curso de Arquitetura da Unicap. “A Católica prepara muito bem seus alunos, que também são muito bem acolhidos pelos professores. A relação entre aluno e professor é sempre muito próxima. O nível de ensino é top e a estrutura dos laboratórios é excelente”, destaca. Durante o seu estágio de docência no mestrado, ela deu aulas na UFPE e também na Unicap.

A ex-aluna da Católica teve um projeto de sua autoria, em parceria com a professora da Unicap Ana Luísa Rolim, premiado pela Associação Pernambucana de Arquitetos.  O projeto para a creperia Anjo Solto da Zona Norte foi publicado em oito páginas da revista aU – Arquitetura & Urbanismo.

Enquanto não embarca para Portugal, Julianna se divide entre o Recife e Garanhuns. Ela mantém escritório nas duas cidades, além de ser a diretora de Planejamento Urbano da Prefeitura de Garanhuns, estando às voltas com a elaboração e implantação do Plano Diretor do município.