Estudantes promovem aula pública contra PEC 241 e reforma do Ensino Médio

foto-14Os jardins da Universidade Católica de Pernambuco serviram de cenário para uma aula pública contra a PEC 241 e contra a Medida Provisória que visa reformar o Ensino Médio no Brasil. A mobilização foi organizada pelos coletivos de estudantes M.U.D.A e Capibaribe, ambos de cursos da Unicap. Houve participação também de professores universitários e alunos do Liceu Nóbrega. O microfone esteve aberto ao público para quem quisesse se pronunciar. As aulas foram mantidas normalmente.

A maior parte dos depoimentos e exposições se deu em críticas voltadas para a área da Educação. “Os investimentos na Educação não podem parar, eles têm de aumentar pra gente sair dessa crise”, disse o aluno do 2º ano do Ensino Médio do Liceu Nóbrega, Rodrigo José.

A conjuntura geral do país também foi alvo das discussões. “Não vemos impostos sobre as grandes fortunas saírem do papel. Há estudos do próprio Fisco que revelam que se os sonegadores pagassem o que devem, em cinco anos teríamos contas equilibradas”, disse a aluna do curso de Direito da Católica e integrante do coletivo M.U.D.A, Emília Mousinho.

“Temos um governo majoritariamente formado por homens brancos e que mantém um modelo concentrador de renda”, avaliou Luisa Lins, também aluna de Direito da Católica e integrante do M.U.D.A.

Quem também participou da aula pública foi o professor do curso de Direito da Unicap, Rafael Baltar. Ele elogiou a iniciativa dos estudantes. “É muito importante o movimento estudantil se posicionar porque estão vindo por aí mudanças substanciais no Estado Brasileiro e é papel de todo cidadão se inteirar e se posicionar”.

Já a professora universitária e educadora comunitária, Luciana Cavalcanti, destacou o papel solidário presente na aula pública. “Assistimos aqui a uma importante demonstração de solidariedade dos estudantes da rede privada em relação aos colegas da pública. E é muito bom ver essa liberdade de expressão e amplitude do debate numa instituição como a Católica. Que bom que a Universidade é parceira deste ato”.