Estudantes do ensino médio participam de oficina de títulos publicitários no Católica In

Os estudantes do ensino médio que participam da quarta edição do Católica In têm à sua dispoisção oficinas relacionadas aos cursos de seu interesse. Quem pensa em cursar Publicidade pôde conhecer um pouco da atuação desses profissionais na oficina “Títulos publicitários”, ministrada pelo coordenador do curso, professor Rodrigo Duguay.

Uma das alunas presentes foi Gabriele Tenório,16 anos, que está em dúvida entre cursar Direito ou Publicidade. Ela busca mais informações sobre o mercado de trabalho, e após a oficina fez várias perguntas ao professor sobre os cursos de publicidade no país.

Duguay iniciou a apresentação falando sobre o campo de trabalho dos publicitários, que podem atuar na área de criação, mídia e atendimento, dentre outras funções. Em seguida, ele apresentou as diferenças entre o jornalismo e a publicidade.

Segundo o professor, jornalistas precisam expor os fatos, com certa independência, enquanto que o publicitário deve dizer o que a marca quer, com o consentimento do público.

Os alunos souberam que o Brasil é um país tradicional em peças gráficas na publicidade, e vem ganhando diversos prêmios internacionais. Os títulos das peças foram escolhidos como tema da oficina porque cerca de 80% das pessoas só repara nesta parte da propaganda, e por isso esse é um ponto que merece atenção especial.

Os participantes da oficina viram exemplos de títulos em propagandas de automóveis, revistas e até de sutiãs, e em seguida foram provocados pelo Professor Duguay a criar um título para o anúncio de uma omelete em pó. Uma das frases criadas foi “A praticidade que dá fim à sua fome”, da estudante Nadyne Luna.

Segundo Duguay, o aluno que deseja estudar publicidade já acompanha as propagandas, e num exercício como o que foi proposto alguns podem revelar seus talentos, embora o sucesso seja decorrente não apenas de aptidões naturais, mas também de técnica.