Estudantes do Católica In participam de oficina de Avaliação Respiratória

A tarde de hoje (12) começou movimentada e informativa para os estudantes do ensino médio inscritos no Católica In 2010. Eles participaram da oficina de Avaliação Respiratória, oferecida pelo curso de Fisioterapia da Universidade Católica, ministrada pelo professor Flávio Maciel. A atividade aconteceu na Clínica-Escola Corpore Sano.

No primeiro momento, os estudantes assistiram ao vídeo institucional sobre os trabalhos que a clínica desenvolve. Logo depois, eles seguiram para visitar o local, que tem 14 laboratórios funcionando em um prédio de três pavimentos e cerca de 1.800 metros quadrados, além de uma piscina aquecida e adaptada para otimização na reabilitação dos pacientes. Os adolescentes, ainda, seguiram para a sala de atendimento respiratório, que faz trabalhos para curar doenças de ordens cardíaca e pulmonar.

A oficina teve o ponto alto quando o professor Flávio partiu para a prática. Ele fez um teste de Expirometria com auxílio de um aparelho chamado expirômetro, capaz de detectar problemas de respiração nos pacientes. Os examinados foram dois estudantes, dentro do grupo de quatro, que mais desejam ser fisioterapeutas. “Nesta fase, tem-se muitas dúvidas, e a Católica oferece oportunidade muito válida para que os alunos conheçam a profissão”, disse o professor.

A estudante do terceiro ano do Colégio Decisão Mirella Júnior, de 16 anos, participou, também, das oficinas da última segunda-feira (10), que englobaram cursos da área de humanas. Segundo ela, já está decidido: “Eu quero mesmo é Fisioterapia”. A curiosidade e dúvida, normais nessa idade, fez com que Mirella se inscrevesse no Católica In. “Eu queria aprofundar mais sobre as profissões, por isso que estou aqui”, afirmou.

José Augusto Ribeiro, de 18 anos, único homem a participar da oficina, pensava que a área de fisioterapia se limitava à ortopedia, desconhecia a parte  respiratória. “Eu não sabia que era um campo tão extenso de atuação. Eu quero e vou cursar aqui nesta universidade por ser uma das melhores universidades de Pernambuco. Com certeza, foi uma boa iniciativa da Unicap por ajudar centenas de pessoas que têm dúvida na profissão”, afirmou o jovem que, ainda, não se decidiu entre Psicologia e Fisioterapia.