Estudantes de Jornalismo apresentam experiência em Seminário de Novas Tecnologias da Educação

Reportagem: equipe do Alta Frequência

Foto: divulgação

Estudantes de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco vão apresentar uma experiência de webradiojornalismo durante o Semente, Seminário de Estudos em Novas Tecnologias da Educação, que acontece no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Paulo Freire, no bairro da Madalena, no Recife, nesta terça-feira (22).

Os alunos desenvolveram o programa de Rádio Alta Frequência, com a orientação da professora de Radiojornalismo Andrea Trigueiro, a partir da cobertura da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco e da Janela Internacional de Cinema, ambos realizados no Recife.

Ao desenvolver o programa, os estudantes usaram as redes sociais (Facebook, Instagram e Periscope) para postar conteúdos relacionados aos temas abordados e para que fossem acessados por outras pessoas. O intuito foi o de vivenciar a experiência de fazer o radiojornalismo na prática e levar às pessoas a informação e educação por meio do Rádio.

“Foi uma experiência em que todos puderam colaborar: repórteres viram suas matérias e temas serem transmitidos; a produção e coordenação puderam ver o trabalho sendo realizado; e os apresentadores tiveram a experiência de aplicar os conhecimentos teóricos do rádio no momento em que estavam conduzindo o programa com os entrevistados e improvisando na condução do trabalho”, analisa Suellen Fernandes, uma das alunas participantes.

O trabalho da professora Andrea Trigueiro, abordada a ambiência da Educomunicação, metodologia aplicada em salas de aula nas turmas de graduação nas quais leciona, embasada no trabalho do professor Ismar de Oliveira Soares e Paulo Freire.

Com a apresentação do case, os participantes do Semente, vão poder ver de perto como é trabalhar com a Educomunicação e quais os benefícios que este tipo de metodologia pode gerar para o processo de ensino-aprendizagem já que o papel do professor não é o depositário dos saberes mas mediar a construção autônoma e protagonista dos alunos, respeitando suas especificidades, como afirma a professora.

A interação entre alunos, professores e comunidade com o advento da tecnologia pode gerar efeitos no ensino. O desenvolvimento das metodologias aplicáveis na Educação é o principal intuito da Semente, que tem o objetivo de preparar os agentes envolvidos na Educação, e promover mudanças na cultura educacional em todos os seus níveis, ainda mais em uma sociedade como a nossa que exige de cada indivíduo conhecimento e habilidades com domínio tecnológico.