Alunos de Fisioterapia participam da Cerimônia do Jaleco
|Alunos do 9º período de Fisioterapia da Católica participaram, na tarde desta segunda-feira (2), da Cerimônia do Jaleco. A solenidade tradicional em vários cursos da área de Saúde marca o início do ciclo profissional. O evento de hoje aconteceu no auditório G1 e, além dos professores, contou com a presença de amigos e familiares dos alunos. A abertura foi ao som do grupo MPB Unicap com as participações de Percy Marques, do professor Newton Cabral e da aluna do curso de Enfermagem Juliana Nunes.
Na sequência, a coordenadora de Fisioterapia, Cristiana Machado, deu as boas-vindas ao público destacando que o momento marca a imersão no atendimento, “seja na Clínica Escola, hospitais ou na comunidade. Serão momentos intensos! É muito bom que a família esteja aqui, namorados e namoradas, maridos e esposas porque vocês vão caminhar juntos porque é um tempo de muita responsabilidade”.
A nova etapa também marca o início dos estágios supervisionados, tema que foi abordado pela professora Érica Uchôa, que coordena essa área no curso. “Tentam os oferecer durante a prática terapêutica supervisionada, o início da construção de uma carreira profissional pautada na ética e no respeito ao próximo”.
Ela também chamou a atenção para a importância do uso no jaleco. Não se trata de uma questão estética ou de vaidade profissional. De acordo com a professora, o jaleco é um equipamento obrigatório de segurança para o profissional e para o paciente. “Protege tanto o profissional na realização de procedimentos em pacientes, principalmente aqueles que envolvem o contato com materiais biológicos. Entretanto, a não-utilização ou a utilização inadequada pode causar danos à saúde, pois é um veículo de transmissão de micro-organismos que podem vir causar infecções associadas”.
Logo depois, a professora Cláudia Fonseca fez uma palestra intitulada A Arte do Cuidado na Fisioterapia em que ela ressaltou a necessidade do afeto na relação com o paciente. Ela abordou capítulos do Código de Ética do Fisioterapeuta que tratam das Responsabilidades Fundamentais e do Relacionamento com o Cliente/Paciente/Usuário. “A Universidade não está formando um mero fisioterapeuta, a gente forma um fisioterapeuta que é um cidadão, que é comprometido com o cuidado do outro”. Ao final, ela apresentou a Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (Abenfisio) e as possibilidades de futuro profissional na docência e pesquisa.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando a aluna Estefanny Patrycia da Silva Nazário fez o juramento representando os demais e vestiu o jaleco, gestos que foram repetidos pelas alunas e alunos que receberam a vestimenta dos seus padrinhos e madrinhas. Algo parecido com a entrega do anel durante a colação de grau.