Estudantes das Engenharias Química e Ambiental apresentam Trabalhos de Conclusão de Curso

Uma série de apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) das graduações de Engenharia Química e Ambiental do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) foi iniciada nessa segunda-feira (14). Ao todo, 18 estudantes estão apresentando suas monografias, construídas no decorrer do semestre. Em geral, os projetos foram elaborados com foco nos problemas ambientais, sociais e econômicos do país.

“Até agora, de uma forma geral, os trabalhos tiveram um nível excelente. Os alunos estão se saindo muito bem. Eles comprovam um perfil de futuro profissional ideal, com qualidades como decisão, organização e postura”, avalia a professora da disciplina Projeto Final de Curso 2, Galba Takaki, que acompanha os processos de desenvolvimento dos trabalhos.

Um dos sete projetos defendidos no primeiro dia foi orientado por ela. “Detergentes: proposta de utilização de tensoativos naturais como uma alternativa na preservação do meio ambiente” foi o título da monografia que abriu o ciclo de apresentações. O estudante de Engenharia Química Salviano Souza dos Santos discorreu sobre o assunto, traçando um paralelo entre os surfactantes sintéticos e naturais. “Os sintéticos são mais utilizados por serem mais baratos, porém, são bem mais agressivos. A proposta do uso dos tensoativos naturais busca a preservação ambiental”, explica Salviano.

O estudante de Engenharia Ambiental Thiago Campos apresentou a sua monografia, que já adquiriu um bom resultado. O projeto foi aprovado para participar dos congressos da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB) e do Nacional de Engenharia Mecânica (Conem).

O trabalho intitulado “Desenvolvimento de nova metodologia para determinação do índice de cetano para óleo diesel e biodiesel”, orientado pela professora Maria Helena Gazineu, prevê a implantação de uma metodologia mais simples e econômica para fazer a determinação do índice de cetano de combustíveis. Segundo a orientadora, o estudo visa uma análise mais prática, focando na utilização de equipamentos com menores custos.

As últimas defesas de monografias dos cursos acontecerão nesta sexta-feira (18), no 8º andar do bloco D, quando também serão divulgados os resultados emitidos pela banca examinadora. As apresentações começam a partir das 14h30.