Reitor da Unicap recebe visita do Arcebispo de Natal

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas, Padre Pedro Rubens, recebeu a visita do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, que é aluno do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap.

No dia 29 de junho, Padre Pedro e o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, prestigiaram, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a cerimônia na qual o Papa Bento XVI entregou o pálio a Dom Jaime e mais seis arcebispos brasileiros, além de todos os outros arcebispos nomeados pelo Papa desde julho do ano passado.

O pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de cinco centímetros de largura e dois apêndices, sendo um na frente e outro nas costas com  seis cruzes bordadas. É confeccionado com a lã de ovelhas, no dia 21 de janeiro de cada ano, data da festa de Santa Inês. A lã é, posteriormente, tecida pelas monjas beneditinas e ofertada ao Papa por jovens do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma.

Depois, os pálios são abençoados pelo Papa e colocados sobre o túmulo do Apóstolo São Pedro, na Basílica Vaticana. Anualmente, no dia 29 de junho, os pálios são levados do túmulo de São Pedro para a celebração eucarística e colocados sobre o colarinho dos novos arcebispos. Nos primeiros séculos da era cristã, o pálio era usado somente pelos papas. A partir do século sexto, a insignia passou a ser usada também pelos arcebispos. Desde o pontificado de João Paulo II, e agora no de Bento XVI, todos os novos arcebispos recebem pessoalmente em Roma o pálio das mãos do pontífice e prestam o juramento a seus pés, na solenidade de São Pedro e São Paulo.

Dom Jaime Vieira Rocha foi nomeado Arcebispo de Natal no final de 2011. Antes, ele era Bispo na Diocese de Campina Grande desde 2005. Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ele está concluindo agora o Mestrado em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco, no qual escreve uma dissertação sobre a ação social da Igreja no Nordeste, com o título “Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: o apóstolo das águas nas terras potiguares”, sob orientação do professor Newton Cabral.

Na visita ao Reitor da Unicap, Dom Jaime comentou que ficou muito feliz e honrado pelo recebimento do pálio.  “É uma graça muito grande. O mestrado me ajudou para que eu pudesse ter uma visão plural e ter uma contribuição sobre o mundo. Eu vim para a academia para me atualizar”.