Aluno da Católica traduz texto inédito do filósofo Robert Brandom

Ele ainda está na metade do curso de Filosofia mas já se destaca no meio acadêmico por ter dado uma importante contribuição a pesquisadores brasileiros que estudam filosofia contemporânea. Ítalo Lins Lemos, 20 anos, aluno do 4º período da Católica alcançou a proeza de traduzir um texto inédito daquele que é considerado o maior filósofo vivo da atualidade, professor Robert Brandom, da Universidade de Pittsburgh (EUA). Intitulado de Hegel e a Filosofia Analítica, o texto já está disponível na versão on line da revista Veritas, de Porto Alegre, uma das publicações mais respeitadas da área, segundo avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes.

“Trata-se de um tema contraditório, que nem se aborda. A Filosofia Analítica surgiu no século 20 e Hegel cerca de um século antes. A produção deu trabalho mas foi algo gratificante”, conta Ítalo Lins. A ideia surgiu do coordenador do curso de Filosofia da Católica e professor de Ítalo, Danilo Vaz Curado, que teve acesso ao texto original em inglês.

Ítalo foi incentivado pelo professor Danilo Vaz

A tradução só aumentou a paixão de Ítalo pela Filosofia. Ele chegou a fazer Direito mas mudou de curso. Nem mesmo a influência familiar foi obstáculo na hora de optar pela nova área de estudo. Ele é filho da professora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unicap Valéria Lins. “Filosofia sempre foi a área em que eu me sentia mais apto a pesquisar e quem sabe futuramente lecionar”, planeja ele.

Clique aqui e veja o texto traduzido por Ítalo Lins: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/veritas/article/viewFile/9294/6404