Especialista em agências de notícias e globalização da comunicação faz palestra na Católica no dia 5 de maio
|O professor britânico Oliver Boyd-Barrett, da Universidade de Bowling Green (EUA), um dos maiores especialistas em agências de notícias do mundo, estará na Universidade Católica de Pernambuco, no dia 5 de maio, para uma conferência sobre Cenários e tendências contemporâneas de fluxos de notícias: múltiplos agentes, novas audiências. O evento, promovido pelo curso de Jornalismo da Unicap em parceria com o Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE e o Consulado Americano no Recife, será realizado no auditório G1, às 14h. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail ppgcom@yahoo.com.br ou dcs@unicap.br .
O pesquisador vem ao Brasil a convite do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologias Digitais (Comtec) da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Consulado Americano em São Paulo e no Recife. O estudioso britânico participa do seminário A cobertura internacional jornalística e seus novos desafios, no dia 10 de maio, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UMESP, em São Bernardo do Campo, São Paulo. O evento recebeu apoio também do Globo Universidade. O professor Oliver Boyd-Barrett falará sobre o estado da arte das agências de notícias na era digital, tema do livro News Agencies in the Turbulent Era of the Internet, editado por ele e publicado em 2010 pelo Governo da Catalunha (Espanha). Na mesa de debates, também estarão presentes o ex-correspondente da TV Globo em Buenos Aires e Jerusalém, Alberto Gaspar, que discutirá os desafios do repórter diante das novas realidades tecnológicas e editoriais; a jornalista e doutoranda da Umesp, Maria Cleidejane Esperidião, que abordará o papel das novas mídias no telejornalismo mundial, apresentando novos dados sobre as agências audiovisuais telejornalísticas (tema de sua pesquisa); e o jornalista Pedro Aguiar, mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que comentará casos de agências que ousaram desafiar a hegemonia no fluxo de informações.
Aproveitando a passagem pelo Brasil do Prof. Dr. Oliver Boyd-Barrett, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Umesp realizou parcerias com outras instituições. No dia 2 de maio, o professor dará uma palestra no Departamento de Jornalismo da ECA/USP. O tema será Canais de notícias 24 horas e os contrafluxos hegemônicos. O pesquisador apresentará os resultados de pesquisas comparativas sobre o conteúdo dos canais de notícias CNN em espanhol, Telesur (Venezuela) e NTN24 (Colômbia). Discutirá também o papel da rede Al-Jazeera no contexto da globalização midiática.
Haverá também uma palestra na Fundação Cásper Líbero, no dia 3 de maio. Nela, Boyd-Barrett abordará o tema Agências de notícias e a Internet, discutindo particularmente os novos modelos de negócios que estão mexendo com a gênese das agências. A conferência será na Faculdade de Comunicação e é uma ação conjunta do Comtec (Umesp) e do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Cultura de Rede (Teccred) do Programa de Pós-Graduação da Cásper Libero.
No Recife, no dia 5 de maio, o professor Oliver Boyd-Barrett profere a conferência Cenários e tendências contemporâneas de fluxos de notícias: múltiplos agentes, novas audiências, com promoção do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCom-UFPE), em parceria com o curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco e o Consulado dos Estados Unidos no Recife. Todos os eventos têm tradução simultânea e são gratuitos.
Serviço: Oliver Boyd-Barett no Brasil
ECA – USP
Conferência: Canais de notícias 24 horas e contrafluxos hegemônicos
Data: 02 de maio (segunda-feira) / Horário: 09 horas
Local: Auditório do Curso de Jornalismo da ECA/USP (São Paulo)
Público: Encontro aberto a estudantes de Comunicação
FACULDADE CÁSPER LÍBERO
Conferência: Agências de notícias e a Internet
Data: 03 de maio (terça-feira) / Horário: 19h30
Local: Faculdade Cásper Líbero – Sala Aloysio Biondi – Avenida Paulista, 900, São Paulo
Público: Encontro aberto a estudantes e profissionais de comunicação
Inscrições: Enviar obrigatoriamente para eventos@casperlibero.edu.br as seguintes informações – Nome completo, RG, telefone e universidade/empresa/organização que representa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (PPGCOM/UFPE) em parceria com UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (CURSO DE JORNALISMO- UNICAP)
Conferência: Cenários e tendências contemporâneas de fluxos de notícias: múltiplos agentes, novas audiências
Data: 05 de maio (quinta-feira) / Horário: 14h
Local: Auditório da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP (Auditório G1, do Bloco G). Rua do Príncipe, 526, Boa Vista, Recife.
Inscrições: PPGCOM – UFPE (ppgcom@yahoo.com.br), UNICAP (dcs@unicap.br)
UMESP
Seminário: A cobertura internacional e seus novos desafios
Participação: Alberto Gaspar (TV Globo), Maria Cleidejane Esperidião (UMESP) e Pedro Aguiar (Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia Política da Informação e da Comunicação da UFRJ)
Data: 10 de maio (terça-feira)
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório do Edifício Capa, Campus Rudge Ramos, da UMESP em São Bernardo do Campo (São Paulo).
Público: Estudantes de Comunicação e público em geral.
Informações: Katia França (katia.franca@metodista.br)
Quem é Oliver Boyd-Barrett
O professor Oliver Boyd-Barrett é sociólogo de formação. Seus projetos de pesquisa incluem globalização da comunicação, economia política da comunicação, terrorismo e imperialismo midiático. É autor e co-autor de mais 20 livros, com mais de 60 capítulos publicados. Em 1980, publicou o primeiro livro totalmente dedicado às maiores agências de notícias do mundo (Associated Press, Reuters, UPI, France Presse). Foi consultor da Unesco e coordenou o primeiro mestrado à distância em comunicação no Reino Unido. Assinou parcerias com outros como Jeremy Tunstall, Manuel Alvarado, Daya Thussu, John Merrill, Asa Briggs e Anabelle Sreberny. Este ano, finaliza dois novos livros. O primeiro discute as relações entre a Agência de Inteligência Americana (CIA) e Hollywood e o outro é uma extensa pesquisa sobre a agência de notícias russa Interfax.