Espaço Urbano é foco de minicurso no VIII Colóquio de História
|Integrando a programação do VIII Colóquio de História, realizado no Bloco B da Universidade Católica, foi promovido na noite desta segunda-feira (03) o minicurso Documentário Militante e Espaço Urbano, ministrado por Vinícius Andrade de Oliveira. O evento foi realizado no auditório do CTCH, e discute a produção de documentários (exibidos ao longo dos debates) que tratam dos problemas sociais do espaço urbano. Na noite de ontem, foram exibidos trechos de filmes produzidos durante o auge do Cinema Novo Brasileiro, que tratam dos fluxos migratórios das zonas rurais do Nordeste brasileiro em direção aos grandes centros urbanos (em especial à cidade de São Paulo). O minicurso será realizado até o dia 5, e abordará ainda temas como a discussão das cidades e propriedade urbana, trazendo integrantes do Movimento Ocupe Estelita e do Movimento Coque Vive/Coque Resiste.
Vinícius Andrade de Oliveira (ministrante do curso) é jornalista, mestre em Comunicação pela UFPE, membro do coletivo Coque Vive/Coque Resiste. Ele explica que os temas centrais para as discussões são os documentários exibidos, “mas o fio condutor é a relação do documentário com o espaço urbano, que envolve desde a época do documentário moderno brasileiro (década de 1960) até os dias atuais”. Segundo o jornalista, “a intenção é criar uma historiografia na perspectiva da relação que esses mantêm com as questões e os problemas vividos no ambiente urbano, como fluxos migratórios, greves operárias, posteriormente o direito à moradia e o direito ao espaço urbano”.
Ao longo do debate, foram apresentadas cenas de documentários como Viramundo (1964), Maioria Absoluta (1966) e Migrantes (1972), que discutiam de maneiras diferentes os fluxos migratórios e as consequências sociais desse fenômeno nos centros urbanos.