Escolas são premiadas na I Mostra de Arqueologia da Unicap

A tarde desta sexta-feira (20) foi marcada pela alegria e entusiasmo dos alunos das escolas participantes da I Mostra de Arqueologia da Unicap, que lotaram o auditório G1 para a premiação dos três primeiros colocados no evento, promovido ao longo da semana como parte da programação da 9ª Semana Nacional de Museus.

A cerimônia foi iniciada com a fala do Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio. Posteriormente, a coordenadora geral de Graduação, Verônica Brayner, afirmou a importância da integração entre escola e universidade. Por fim, a coordenadora do Museu de Arqueologia da Unicap, professora Maria do Carmo Caldas, falou sobre como foi a preparação do evento e a satisfação de ter a adesão das escolas presentes.

Além dos agradecimentos a todos os que participaram direta e indiretamente do evento, a professora Maria do Carmo fez uma homenagem às escolas participantes da I Mostra de Arqueologia da Unicap , através da apresentação de power point com os melhores momentos de cada uma. A euforia se fez presente a cada foto passada. Bandeiras, gritos de guerra e bolas de encher foram usados pelos estudantes para aquecer a torcida pelo prêmio.

A premiação começou com a divulgação do terceiro, segundo e primeiro lugar, respectivamente. A terceira colocação ficou com Colégio Grande Passo, que apresentou o trabalho com o tema “Pré-história”. A equipe de cinco alunos, com a orientação do professor Bruno Rafael Véras, recebeu as medalhas das mãos da professora Maria do Carmo.

Já o segundo lugar, com o trabalho intitulado “Pinturas rupestres”, ficou com o Colégio da Polícia Militar. A equipe, também de cinco alunos, foi orientada pelo professor Claudemir Tavares. As medalhas foram entregues por Verônica Brayner.

Por fim, o primeiro lugar foi conquistado pelo Colégio Dom D, autor do trabalho “A Importância dos Museus para a Memória de um Povo”. Para a estudante do 6º ano Brendha Lira Silva, participante da equipe composta por mais quatro colegas, a oportunidade foi muito positiva. “Conseguimos aprender muito e até entender melhor o que foi dado em sala de aula, porque tivemos que colocar em prática o assunto estudado”, afirma.

O trabalho apresentado pelo Colégio Dom D, segundo uma das professoras orientadoras, Bárbara Pontes, foi realizado após a visita feita ao museu da Católica. “A visita nos inspirou e, depois de sermos convidados, resolvemos abordar os museus como temática”, explica. Ao final da premiação das escolas, Bárbara, assim como todos os professores das escolas presentes, receberam um certificado pela participação no evento.

A avaliação foi muito positiva, de acordo com a professora Maria do Carmo Caldas. “É só você olhar para esse auditório cheio e ver que o evento foi um sucesso e tem tudo para crescer. Espero que as escolas tenham entendido a importância e o objetivo dessa oportunidade. Não quisemos, em nenhum momento, promover a disputa entre elas, e sim, proporcionar a integração entre elas e a Católica”, destaca.