Equipe de handebol feminino da Católica é campeã invicta na Copa Recife Open

A equipe de handebol feminino adulto da Unicap foi campeã invicta da 6ª Copa Recife Open, que aconteceu no Ginásio do Geraldão, entre os dias 30 de abril e 2 de maio. A equipe da Católica estava numa chave composta por equipes do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Professor Iberê Caldas, com troféu e medalha da competição

A competição teve a participação de 52 equipes de handebol, de mirim a adulto. O time da Unicap, comandado por Iberê Caldas, nunca havia conquistado um título na competição. Para o professor Iberê, o maior adversário da Católica foi o time da Paraíba, do Handebol Clube da Paraíba (HCP). “Foi o jogo mais difícil da competição, os confrontos são sempre muito fortes, a notar pelo placar, que foi o mais apertado”, justifica.

O título invicto do handebol da Unicap foi conquistado com quatro vitórias – contra a equipe da Maurício de Nassau venceu por 13×08; contra o Pontezinha, por 15×06; contra a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por 23×09, e a final contra o HCP, por 13×12.

Segundo Iberê, a equipe está passando por uma fase de transição, onde muitas atletas já se formaram ou constituíram família. Por este motivo, a coordenação de esportes, através de divulgação e do incentivo que o esporte traz para a vida acadêmica do atleta, está tentando com que novas atletas componham o time, para que assim possa manter o nível da equipe. “O esporte é uma ferramenta valiosíssima na formação do acadêmico dentro da universidade.  Ele ajuda a formar o cidadão e o aluno, fazendo com que ele entre no mercado com uma força de vontade maior, perseverança, educação e respeito ao próximo”, finaliza.

A equipe já se prepara para as próximas competições. Na próxima semana, participa do Campeonato Pernambucano de Handebol, promovido pela Federação Pernambucana de Handebol; em junho disputa a recém-criada Liga de Handebol de Pernambuco; e no segundo semestre de 2010 disputa a Taça de Campina Grande de Handebol, na qual já é tricampeã.