Equipe de basquete da Católica a uma vitória do título pernambucano

A Universidade Católica de Pernambuco está a uma vitória de ser campeã pernambucana de Basquete Adulto Masculino. A Unicap enfrenta o Sport, hoje (14), na Ilha do Retiro, a partir das 21h, no segundo jogo válido da série melhor de três. Se o time da Católica vencer, se sagra campeão estadual, tendo em vista que fez 1 x 0 no jogo passado. Já se o Leão ganhar, haverá um terceiro confronto, previsto para a próxima terça-feira, também na Ilha.

Na verdade, a Católica começou os playoffs já com a vantagem de 1 x 0, porque, durante o clássico da semifinal entre Náutico e Sport,  boa parte do elenco rubro-negro foi suspenso em decorrência de uma confusão existente entre treinador do alvirrubro e um torcedor do Sport. Na ocasião, vários atletas rubro-negros saíram do ginásio e por causa disso foram desqualificados, tendo como punição a suspensão de um jogo (sendo este, o primeiro da série).

Embora a Unicap tenha vantagem, o jogo de hoje tem tudo para ser muito equilibrado. Os universitários buscam o tricampeonato em 2010: foram campeões em 2008 sobre o próprio Sport e, em 2009, sobre a equipe do Cabo. Na fase classificatória, a Católica terminou em segundo lugar na tabela. Já a equipe leonina está invicta no campeonato, terminou a fase classificatória em primeiro lugar. Venceu os dez jogos disputados. O Leão enfrentou a Católica duas vezes no Estadual: em maio, venceu por 66 x 64, e, em novembro, ganhou de 61 x 50.

O treinador rubro-negro, Rildo Accioly, comentou que este calendário da fase decisiva não é muito favorável ao seu time, tendo em vista que todos os seus atletas ainda são universitários e estão em época de provas. “Fica difícil de reunir o grupo para treinar. Para a gente, este mês de dezembro é uma espécie de férias”, comentou o técnico.

Rildo acrescentou que o favoritismo está do lado da Católica. “É um time mais experiente e parece estar mais focado na competição”, afirmou ele, ressaltando que lamenta o fato de seus jogadores terem sido suspensos por um jogo.