Empresários juniores apresentam o Movimento Empresa Junior em palestra na Unicap
|“Empresa Júnior não te deixa mais rico, mas te deixa mais caro”, com essa afirmação podemos resumir o que foi apresentado pelos palestrantes do Movimento Empresa Júnior, na noite desta quinta-feira (21), no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco. ” Hoje, a principal arma do ensino é a extensão”, disse Sinval Emanuel, aluno de Direito da Unicap e presidente da Fcap JR Consultoria. Uma empresa júnior é uma organização sem fins lucrativos, que visa à formação de profissionais qualificados e comprometidos com o mercado de trabalho. Atualmente, existem cerca de 1.200 empresas juniores no Brasil, e 27 mil empresários juniores pelo Brasil. No Recife, são 40 empresas.
Para fazer parte da Federação das Empresas Juniores do Estado de Pernambuco, há uma série de requisitos. Sinval afirma que é um empresa como qualquer outra. “Existe uma série de especificações, que devemos seguir. Declaração de imposto de renda, pagamentos de tributos, CNPJ.” Para Ayrton Abfalão, diretor executivo do escritório Bevilaqua, a empresa júnior é muito importante para a formação acadêmica e profissional do aluno.
“O graduando está desde o primeiro período em contato com professores e profissionais da área, acompanhando todos os procedimentos da empresa, desde um simples contrato social até a elaboração de um orçamento”, explica Ayrton, que acredita que, mesmo trabalhando em um escritório convencional, é importante continuar atuando na empresa. As empresas Juniores encaminham muitos alunos para o mercado de trabalho.
Sinval vai apresentar uma proposta/ abaixo- assinado para a Universidade Católica de Pernambuco. A intenção é que cada centro da universidade tenha uma Empresa Júnior.