Emoção na homenagem à professora Nelly Carvalho

A abertura da XXI Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap teve uma série de homenagens à Profª Drª Nelly Carvalho que emocionou às pessoas presentes no auditório G1, na noite desta terça-feira (22). Teve sarau poético, bate-papo com a homenageada, exibição de vídeo e mesa-redonda discutindo a contribuição que Nelly deu à academia.

A mesa de abertura contou com as presenças da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profª Drª Valdenice José Raimundo; do Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega; do diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Prof. Danilo Vaz; e da coordenadora do curso de Letras, Profª Msª Flávia Ramos.
Degislando destacou o empenho da equipe de professores do curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem na realização do evento. “Ninguém sai o mesmo de um encontro quando ele é verdadeiro”. Ele também relembrou a época em que foi aluno de Nelly Carvalho, nos anos 1980. “A presença dela fez muita diferença nas vidas e nos itinerários pessoais”.
Flávia fez uma saudação especial aos alunos do primeiro período pedindo que todos ficassem de pé. Ela também comemorou os números de inscritos.”Foram mais de 120 trabalhos inscritos entre os de graduação e pós-graduação”.
Na sequência, a escritora Odailta Alves declamou poesias de vários nomes consagrados da literatura nacional e também dela mesma. Logo depois, Odailta entrevistou Nelly, que não perdeu a oportunidade  de agradecer a homenagem com muito bom humor. Nelly tem mais de 20 livros publicados e uma trajetória de mais de 30 anos como professora da Universidade Federal de Pernambuco.
Quando perguntada como conciliou a rotina de mãe e professora,ela disparou: “Casei com o melhor homem do mundo, um engenheiro.  Um colaborador que vibrava  com o meu crescimento”, disse ela ao se referir ao seu marido falecido em 2004. “A sala de aula sempre me deu entusiasmo para seguir em frente. Ser professora é uma maneira de me doar aos outros”.
As pesquisas de Nelly sobre a linguagem da publicidade foram o ponto de partida da mesa-redonda intitulada Nelly Carvalho, inspiração das Letras para o frevo e o texto publicitário na sala de aula: estudos e práticas. Compuseram a mesa a professora aposentada da rede pública estadual Anelilde Lima, que é mestra em Linguística Aplicada pela UFPE; e o professor do departamento de Letras da UFPE, Dr. Júlio Vila Nova. A mediação foi do Prof. Dr. da Unicap, Robson Telles.
Um pouco antes, a organização do evento exibiu um vídeo com depoimentos emocionantes de orientandos e de gente que foi guiada por Nelly durante a trajetória acadêmica. Quem também deu testemunho sobre Nelly foi a escritora Luzilá Rodrigues. Colegas na coordenação da Pós-graduação em Letras e Linguística da UFPE durante anos, Luzilá relembrou a amizade com Nelly desde os tempos do vestibular, do concurso para a Federal, e revelou algumas curiosidades como a prática de natação e o uso de bicicleta. Ela também resumiu as principais virtudes da amiga. “Nelly tem três qualidades que todo ser humano deveria ter: modéstia, simplicidade e senso de humor”.