Boletim Unicap

Emoção na Colação de Grau 2017.2 do curso de Direito

Um clima de emoção e confraternização marcou a colação de grau dos concluintes do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco. O evento aconteceu na noite desta terça-feira (30), no Centro de Convenções de Pernambuco.  Famílias inteiras, amigos e os 291 formandos lotaram o Teatro Guararapes.

O momento ecumênico celebrado pelo Padre Cristiano de Souza e Silva e pelo representante das igrejas evangélicas Gerson Arruda (ambos professores da Católica) ganhou um significado especial quando eles convidaram a plateia a acender as lanternas dos celulares para representar a luz de Deus. Karol Menezes, do Instituto Humanitas Unicap, entoou cânticos religiosos. A emoção ficou ainda mais forte quando a formanda Mariana Vicente do Rêgo e seu pai subiram ao palco para a bênção dos anéis.

A mesa foi composta pelo Reitor, Padre Pedro Rubens; pelo Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega; pela diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Prof.ª Drª Maria Luíza Ramos; pela coordenadora do curso de Direito, Profª Drª Cynthia Suassuna; e pelo professor Ubiratan de Couto Maurício.

A procuradora federal Hebe Silveira, filha do ex-prefeito do Recife Pelópidas Silveira e mãe da formanda Marina Silveira Bradley, também compôs a mesa representando os pais dos formandos

Camisas – O MPB Unicap preparou um show especial para o evento. Os integrantes estavam vestidos com camisas de cada um dos cursos da Universidade. A identidade visual criada pela Agência de Publicidade Iluztrar foi apresentada também num vídeo e o público poderia comprar as peças que estavam expostas num stand da Fasa localizado na frente do Teatro Guararapes. O movimento foi intenso antes e depois da solenidade.

Na saudação inicial, Padre Pedro destacou a identidade comunitária da Unicap destacando que o evento contava com a participação de vários ex-alunos a exemplo de Mariana Maia, ex-aluna de Letras que cantou o Hino Nacional acompanhada pelo saxofonista Alexandre Delamare, concluinte do curso de Engenharia Química.

A oradora que representou os formandos foi Maria Fernanda Cahu Fernades. Em seu discurso, um tom de agradecimento a Deus e a importância da função social do Direito. “Ele (o Direito) não se limita à lei. Nem só ao litígio e processo. Ele é construção social, é vida. Neste ponto reside o diferencial  e a importância da nossa educação. A Unicap, com todas as suas virtudes e defeitos, não é um espaço somente acadêmico-profissional, mas também social, que nos ajudou a abrir os olhos e que o Direito vai além das leis e tribunais”.

Logo em seguida, o Prof. Dr. Newton Cabral ( da graduação em História e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião) prestou uma homenagem às famílias cantando a música Sonho Impossível.

A professora Cynthia Suassuna parabenizou os formandos e às famílias pela conquista. Nesse momento, a procuradora Hebe Silveira recebeu da professora Maria Luíza uma homenagem simbolizada por um arranjo de flores.

Durante o seu pronunciamento, Cynthia destacou a formação humanista do profissional formado na Unicap. “Em essência como um profissional que está preparado para os desafios do século 21, devendo acreditar na justiça como princípio universal, da fraternidade e da solidariedade entre indivíduos. Que deverá trabalhar com o Direito como instrumento de defesa e garantias de valores, da dignidade e da promoção da pessoa humana”.

Equipe da DGE trabalhou meses para que a entrega do diploma fosse possível na colação

Entrega do anel – O juramento foi conduzido pela laureada do curso, Ana Catarina Silva Lemos Paz. Já quem subiu ao palco para a entrega do anel, representando todos os formandos, foi o formando Roberto Wanderley Nogueira Filho e o seu padrinho (e seu pai) Roberto Wanderley Nogueira.

Bastante emocionado, ele passou o anel que pertenceu à sua mãe, a ele mesmo e agora ao seu filho. O juiz elogiou o formato da solenidade de Colação de Grau da Unicap. “Eu nunca assisti a uma colação de grau para me sentir tão satisfeito, uma colação de grau integradora e que mostra o potencial enorme dessa instituição a qual todos nós pertencemos”.

Discurso do Reitor – Em seu pronunciamento, Padre Pedro se inspirou na poesia de outro ex-aluno jesuíta, Carlos Drummond de Andrade. Os versos de Uma Canção Amiga foram declamados pela cantora do MPB Unicap Natércia Dantas (ex-aluna) e se intercalaram ao seu discurso que celebrou os 75 anos do projeto universitário da Unicap, a serem celebrados em 2018. À medida que Padre Pedro falava, imagens de Drummond e fotos da Universidade apareciam no telão.

Como exemplo de superação de crises, Padre Pedro contou a história do ex-aluno de Arquitetura e Urbanismo da Católica, Ednailton Félix. O jovem estudou no Liceu Nóbrega, entrou na Unicap pelo Prouni e fez mestrado na França pelo Programa Ciências Sem Fronteiras. Na ocasião, foi exibido um vídeo sobre a visita de Ed à Unicap.

“Que vocês nunca deixem de acreditar em seus sonhos, inclusive aquele que parecem mais impossíveis”, disse Padre Pedro agradecendo aos formandos e às famílias “por terem apostado na Unicap”. Num outro trecho do discurso, ele voltou a citar Drummond.

Ao final, Padre Pedro convidou os formandos para continuarem estudando na Unicap ao anunciar que cada concluinte tem 20% de desconto nos cursos de especialização e MBA´s que se iniciam neste semestre 2018.1. “E se vocês quiserem voltar por outro motivo, apareçam para ver pelo menos os patos e o pavão”, concluiu ele provocando risadas do público.

“Para você, desejo o sonho realizado, o amor esperado, a esperança renovada. Para você, desejo todas as coisas dessa vida, todas as alegrias que puder sorrir, todas as músicas que puder emocionar. Desejo que os amigos sejam mais simples, que sua família seja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida. Gostaria de lhe desejar tanta coisa, mas nada seria suficiente. Então desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto ao rumo de sua felicidade”.

O encerramento foi marcado ainda pela execução do hino de Pernambuco pelo MPB Unicap na voz de Surama Reis com a participação de passistas de frevo. Ao final do hino, todos jogaram os capelo para o auto simbolizando o fim da colação.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário