Emoção marca entrega do título de Doutor Honoris Causa a um dos maiores químicos do Brasil

Fotos: Adelson Alves

Uma noite emocionante. Assim pode ser descrita a solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-professor e químico João Pedro Santos de Oliveira Filho, 90 anos, realizada no dia 4 de novembro, no auditóirio G1 da Universidade Católica de Pernambuco. Depois de dedicar uma vida inteira à química, o ex-professor teve o seu trabalho reconhecido pela universidade, à qual se dedicou por quase 4o anos, de 1967 a 2006. Participaram da cerimônia o Reitor, Padre Pedro Rubens; o Pró-Reitor Administrativo, Luciano Pinheiro; o Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne; a Pró-Reitora Acadêmica, Aline Grego; o Diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Aranildo Rodrigues; familiares, ex-alunos e amigos do homenageado.

Arminda Saconi

O primeiro momento da noite aconteceu em clima de música. Percy Marques e Genilson Pontes, integrantes do grupo MPB Unicap, interpretaram as canções Um a zero, de Pixinguinha, e Na glória, de Ary dos Santos, Ranlee Ramos e Raul de Barros. Em seguida, foi declarada, pelo Reitor, instalada a assembleia universitária.

Wagner Eustáquio

Não faltaram palavras de gratidão à passagem deo professor João Pedro pela Unicap. “Obrigada pela oportunidade de poder caminhar pela química”, agradeceu a ex-aluna e hoje Diretora do Centro de Ciências e Tecnologia da Unicap, Arminda Saconi. O também ex- aluno e atual coordenador do curso de Engenharia Química da Unicap, Wagner Eustáquio, ressaltou que “o que o alimentava era o prazer em aprender. Um professor no sentido mais fiel da palavra. Hoje tenho o prazer de anunciar que aquele laboratório do 8º andar do bloco D, onde tantas vezes nós o vimos debruçado em seus estudos, receberá o seu nome”.

Emocionado, João Pedro recebeu do Reitor o título de Doutor Honoris Causa.

Mônica de Oliveira

“Não esperava receber essa honraria. Estou muito feliz de estar aqui hoje. Queria agradecer a todos pelo reconhecimento. Sinto que estou com o dever cumprido”, frisou João Pedro com a humildade de um homem que foi um “ícone apaixonado por uma ciência que é a composição da vida”, afirmou Padre Pedro.

“Meu pai é uma referência que levo para minha vida. Ele sempre foi muito dedicado ao trabalho e à família. É muito gratificante ver todos os seus colegas reconhecendo essa trajetória”, destacou Mônica de Oliverira, filha de João Pedro, que também se sentiu premiada naquela noite.

Doutor Honoris Causa

É um título oferecido por universidades a pessoas que contribuíram para alguma das áreas do saber, seja essa pessoa portadora de um diploma ou não. No ano passado, a Unicap concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao jornalista José Marques de Melo, aluno da primeira turma de Jornalismo da Católica.

Professor João Pedro Santos de Oliveira Filho

Nascido em Belém, ele foi o terceiro chefe de Departamento de Química da Católica entre 1971 e 1972. O professor também foi o criador do laboratório do Instituto de Pesquisas Agropecuárias de Pernambuco.