Educação inclusiva para todas as idades e públicos na Semana de Integração Católica e Sociedade

_MG_8636No lugar das aulas de Ciências da Computação e das pesquisas na área de tecnologia, informática para a terceira idade. O minicurso que faz parte das atividades da Semana de Integração da Católica e Sociedade e fez o laboratório Inácio de Loyola receber um público diferente lidando com computadores. Foram 30 inscritos, ou seja, turma lotada.

_MG_8660Dona Luzinete Pimentel da Silva, 65 anos, veio do Alto do Coqueiro, na Zona Norte do Recife. “É ótimo estar atualizada”, disse ela enquanto assistia a mais uma aula.

A turma que já passou dos 65 anos também foi protagonista de uma outra atividade realizada na tarde desta quinta-feira (22). Sr. João Florentino tem 88 anos. Por iniciativa própria, ele vive num abrigo para idosos com sua mulher. Um estilo de vida que em nada lembra solidão. Pelo contrário, é um líder motivador que promove dança e apresentações culturais.

Ele mostrou um pouco dessa energia contagiante se apresentando com uma boneca na mesa-redonda Altas habilidades: superdotação na vida e na escola, que tratou da educação inclusiva. A abertura teve participação da professora de Sociologia do CCS, Vera Borges. Ela destacou a importância da luta dos movimentos sociais nos avanços desta área. “Eles são responsáveis por assegurar uma legislação e, por consequência, ações concretas nas instituições de ensino”.

E falando em educação, o tema também foi abordado, em outra oficina na sala 310 do bloco B, sob o aspecto da contextualização do ensino e das contribuições do educador Paulo Freire. “O contexto parte da realidade do aluno, das experiências, do conhecimento, da vida em família e da comunidade em que o aluno vive”, explicou uma das facilitadoras da oficina, a professora Maria do Carmo Motta.

O desafio do aprendizado também pôde ser percebido no minicurso WordPress: como criar blogs e postar nas redes sociais, ministrado pelo colaborador do Instituto Humanitas Unicap (IHU), Carlos Vieira. A advogada Roseane Ferreira de Carvalho foi uma das participantes. Ela tem a intenção de construir um blog que aborde as questões filosóficas do Direito e já tem até um nome: Pensar Direito. A advogada não escondia a empolgação das descobertas do mundo virtual. “A Católica sempre oferece projetos de qualidade. Seria ótimo mais dias como este”, disse ela.