Pesquisador em Ciências da Linguagem da Unicap vai fazer doutorado-sanduíche em Portugal

A evolução e amadurecimento científico do PPGCL da Unicap está ganhando reconhecimento de outros países europeus. O programa emplacou o seu primeiro doutorando no Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), da Capes. Dalexon Sérgio da Silva teve sua pesquisa selecionada e ele ganhou uma bolsa completa para estudar no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Clepul). Durante um ano, Dalexon vai desenvolver estudos na Cátedra Infante Dom Henrique para Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização. Ele  pesquisa sobre o discurso religioso a partir da Análise do Discurso de Linha Francesa. O doutorando viaja neste domingo (14).

Um outro trabalho científico de Dalexon foi selecionado para ser apresentado na Alemanha no Simpósio Pentecostalismos do Sul e Norte Global em diálogo Brasil e Alemanha, promovido pela Rede Latino-Americana de Estudos Pentecostais (Relep) e Missionsakademie (Universidade de Hamburgo). O doutorando vai fazer uma comunicação oral de uma de suas pesquisas desenvolvidas no laboratório do PPGCL da Unicap sobre o discurso religioso, seu foco de estudo no Doutorado.

O artigo tem como título Formações imaginárias e posições-sujeito no discurso religioso de dirigentes de círculo de oração da Assembleia de Deus do Recife. A apresentação vai ser realizada entre os próximos dias 26 e 29 de julho. O estudo foi desenvolvido sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa, baseado, principalmente, nos estudos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. A orientação é da Prof. Drª Nadia Azevedo.