Boletim Unicap

Dissertação de professor de Relações Públicas é elogiada por banca examinadora

O egresso e professor do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Breno José Andrade de Carvalho é o mais recente Mestre do curso da Instituição. A sua pesquisa Doodle game: análise da marca mutante jogável da Google, com orientação do Profº Dr. André Neves foi elogiada e recomendada para publicação pelos examinadores. De acordo com os avaliadores, existem poucas informações acadêmicas sobre marcas digitais, mutantes, bem como um “modelo” para análise de tais abordagens na empregabilidade de identidade visual.

A definição e aprovação pelo e no Programa de Mestrado em Design e Ergonomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se deu, também, pelo talento do egresso. do qual já desenvolvia ações “artísticas, “gráficas, quando do seu ingresso na Universidade. Por tais habilidades, foi convidado para contribuir com algumas atividades do curso e da Unicap. De webdesign da Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp) a professor das disciplinas de Produção Visual e Gráfica I e II, na atualidade é também, docente e Coordenador do curso de Tecnologia em Jogos Digitais.

Por essa trajetória, sua dissertação tem como objetivo/resumo:

o desenvolvimento de novas configurações dinâmicas nas identidades visuais das empresas, mais conhecidas por mutações de marcas, teve impulso nas plataformas digitais do século XXI. Nesse contexto, um tipo especial de mutação de marca foi introduzido pela Google, empresa que nasceu no ciberespaço e traz elementos de jogos digitais para levar uma experiência lúdica aos seus usuários. Nesse trabalho investigamos a mutação de marcas tomando como base trabalhos de diferentes autores na construção de um modelo de análise. De maneira geral, utilizamos os aportes sobre marca mutante de Fernández & Kreutz (2009), Felsing (2010) e Nes (2012), acrescentando investigações no contexto de brinquedos com Vygotsky (1984) e Kishimoto (1996) e de jogos digitais por meio de Huizinga (1993) e Salen & Zimmerman (2012). Nosso modelo possibilita classificar as marcas mutantes em quatro categorias de mutação: estática, animada, brinquedo e jogável. Aplicamos o modelo para analisar 12 doodles da Google publicados no ano de 2013 nos quais observamos a existência dos quatro tipos de mutação propostos pelo modelo. Nosso trabalho contribui para o Design enquanto área de conhecimento, mais especificamente no universo do Design da Informação e do Design de Jogos, à medida que introduz o conceito de marca mutante jogável e aponta casos concretos já publicados desse tipo de mutação.

Palavras-chave: Doodle game, Google, identidade visual, marca mutante, marca mutante jogável (CARVALHO, Breno José Andrade de).

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