Boletim Unicap

Professor de Direito lança livro na 29ª Semana de Criminologia da Unicap

Fotos: Marina Maranhão

Continuaram na manhã desta quinta-feira, (29) as atividades da 29ª edição da Semana de Criminologia da Universidade Católica de Pernambuco, evento promovido pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unicap, que este ano homenageou o professor Nildo Nery, principal idealizador da Semana.

A primeira parte de atividades da Semana foi marcada pelo lançamento do livro “Deformidade Fetal Grave e STF – Entre as retóricas da vida e da dignidade”, do professor do curso de Direito da Unicap professor Pablo Falcão. Ao lado do professor, também participaram do lançamento, a coordenadora do curso de Direito da Universidade, professora Catarina Almeida, que foi responsável pela mediação das discussões abordadas no livro. Também esteve presente compondo a mesa debatedora o professor da UFPE Torquato Castro Jr, que foi o responsável pela apresentação da obra do jurista.

Após o lançamento de seu título literário, o professor Falcão autografou alguns exemplares de seu livro, que encontra-se à venda na Livraria SBS, por R$ 26. A SBS está localizada no térreo do bloco “A” da Universidade Católica de Pernambuco.

A segunda parte do 2º dia da Semana de Criminologia foi marcada por discussões a respeito do tema: “Prostituição: Trabalho, Consumo e Pornografia do Mundo Feminino”, que foi debatido por representantes do Movimento Mercadores de Ilusões, representado pelo psicólogo Asael. Também participaram do debate  Juliana Teixeira Esteves, professora de Direito Penal da Católica, e o psicólogo e professor da Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES), Orlando Rabelo.

 

O Livro

A obra apresenta uma questão extremamente delicada, o nascituro e sua representação no direito brasileiro. O autor demonstra extrema maturidade intelectual ao evitar maniqueísmos ou “conceitos antiéticos assimétricos” e ao assumir uma posição menos comprometida com a defesa de uma das diferentes vertentes que buscam versar sobre o tema, e sim mais comprometida com a exposição de pontos de vista diversos.

Também pode ser visto no livro várias dimensões, desde a religiosa até a neurocientífica. O autor constrói sua argumentação a partir da compreensão de direito advinda da hermenêutica diatópica de Boaventura de Sousa Santos. Este livro é resultado da dissertação de mestrado do autor (agora doutorando) em Teoria Geral e Filosofia do Direito, e é indicado a todos os que têm interesse nas questões que envolvem o nascituro e seus direitos.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário