Disciplina de Humanismo e Cidadania promove visita de alunos à comunidade quilombola

Com informações do professor Artur Peregrino

O final do semestre letivo para os alunos da disciplina de Humanismo e Cidadania foi marcado por uma visita a Vila Unicap, localizada no município do Rio Formoso, Litoral Sul de Pernambuco. O local foi o cenário de um grande projeto de Extensão da Unicap planejado e executado no fina dos anos 90. A iniciativa da visita foi do Instituto Humanitas Unicap e teve a coordenação do professor Artur Peregrino.

“As aulas procuram fazer uma reflexão situada do ser humano nos dias de hoje. Levando sempre em conta a promoção da justiça socioambiental, essa atividade se reveste de uma grande importância, sobretudo porque essa disciplina passa por reformulação na sua metodologia no sentido de integrar mais a dimensão universidade e comunidade”, explica Artur.

Ele conta ainda que a preparação foi muito importante para envolver todos os alunos da disciplina. “Os estudantes fizeram uma campanha com outros alunos para preparar kits de lanche para as 150 crianças da comunidade”.

A programação na Vila Unicap foi diversificada. Pela manhã, o grupo visitou uma comunidade quilombola centenária. “Foi um momento extremamente importante para conhecer a história de vida e resistência do povo quilombola. Os estudantes ficaram maravilhados com a experiência dos Quilombos”, disse Artur.

Pauliana Alves, aluna de Licenciatura Plena Em História, contou que a experiência foi bastante proveitosa. “A viagem foi ótima em todos os sentidos. Quem dera todos pudessem ter contato com o que tivemos. Aprender um pouco sobre a comunidade quilombola me fez refletir sobre algumas coisas sobre nossa sociedade, momento político, etc”.

À tarde, o grupo se dirigiu à Vila Unicap. A culminância de todas as atividades foi com um grande encontro na capela que fica no centro da comunidade. Foram realizadas oficinas de pinturas para crianças como também brincadeira de roda. Enquanto isso, em outro salão da capela, duas alunas de Licenciatura Plena em História e um aluno de Jornalismo ministraram uma palestra.

“Essa experiência me trouxe muita gratificação pessoal por conta de que o contato social com a comunidade faz com que eu possa enxergar outras realidades trazendo para mim ótimas oportunidades de ver o mundo de forma diferente. Acredito que ter essas experiências em uma aula extensionista me engrandece muito como pessoa e como acadêmica”, destacou a aluna do curso de História Gizele de Souza.

“Saio de minha bolha social e reconheço o quão sou privilegiada em comparação aos demais. Como estudante de publicidade, posso dizer o quanto é dolorosa e pasme: inspiradora a luta daquele povo”, avaliou a aluna do curso de Licenciatura Plena em História Esther Rayanne.