Diretor da Vasconsult e presidente do Porto do Recife participam do 2º dia do I Fórum de Logística e Gestão Portuária

Marta Kummer – presidente do Porto do Recife
Diretor da Vasconsout

O segundo dia do I Fórum de Logística e Gestão Portuária contou com as presenças do Diretor da Vasconsult, Fernando Vasconcelos (foto da direita), de da presidente do Porto do Recife, Marta Kummer (foto da esquerda). A Vasconsult é uma empresa de consultoria com foco em avaliação de negócios, mercados, viabilidade econômico e financeira,  além de estruturação de projetos, aconselhamento e também assessoramento de planos de expansão e investimento em novos mercados, principalmente na região Nordeste do Brasil.

O evento teve início com as palavras de agradecimento à presença de todos, pelo coordenador do curso de Gestão Portuária, professor José Sales de França Vidal, que falou do curso e de especialização em Logística Empresarial da Universidade. Em seguida, Fernando Vasconcelos começou sua palestra  falando que “durante muitos anos no Brasil foi difícil trabalhar com Logística. A situação ainda é precária,  mas melhorou muito. O que estou falando é provado quando pegamos um trânsito ou uma fila”. Ele também falou do bom momento da economia do Brasil, que está aquecida e do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de quanto um país ganha em um determinado período, e concluiu dizendo que “falta gente para trabalhar nos aeroportos, portos, hidrovias e quem escolheu essa profissão terá tudo para se dar bem.

Já Marta Kummer falou sobre a história do Porto do Recife e sobre o seu funcionamento. O Porto do Recife atua na prestação de serviços para atendimento de navios de longo curso e cabotagem para importação e exportação de cargas nacionais e estrangeiras. O porto também tem estrutura para receber navios de cruzeiro e possui um Terminal Marítimo de Passageiros provisório e um segundo em cons­trução. Está dentro das atividades do porto, o fornecimento de águas tranquilas para atracação, a disponibilização de berços e local para armazenagem (armazéns e pátios), além da segurança ne­cessária para a realização das operações portuárias. O Porto do Recife atua praticamente com carga à granel em importação, são utilizados na movimentação dos graneis guindastes de propriedade dos ope­radores. O porto também atua com carga geral e conteineirizada. Todas essas operações são realizadas por operadores portuários devidamente qualificados que possuem equipamentos próprios. Existe também a operação de embarque de açúcar em sacaria e descarga de bobina e, via de regra,utiliza equipamento de bordo. O porto também possui um Terminal Marítimo de Passageiros com embarque e desembarque de pessoas. Marta Kummer também falou do futuro do porto, além da ratificar o que Fernando falou sobre a profissão. “Essa área está em plena expansão”.

O estudante do 7º período da Católica Joaquim Dcarli elogiou o evento: ” É importante que as empresas façam essas palestras e, no meu caso, é sempre bom ficar atento, porque a área do meu curso é ampla”.