Direitos Humanos é tema de debate na Católica
|Na manhã desta quinta-feira (17), a Universidade Católica de Pernambuco recebeu no auditório G2 representantes de diferentes grupos ativistas a fim de debater e compartilhar assuntos que dizem respeito aos Direitos Humanos. Foram abordados temas como questão racial, sistema prisional e socioeducativo e mulheres.
O evento contou com duas mesas-redondas, sendo a primeira composta pela representante do Gabinete de Assessoria Jurídica a Organizações Populares (Gajop), Edna Jatobá; do Centro Dom Helder Camara, Ricardo Oliveira; do Instituto Humanitas Unicap, Carlos Vieira; e da aluna do curso de Direto Ana Maria, representando o movimento Ocupa Unicap, que buscou esclarecer as causas do movimento de ocupação na Católica.
A segunda mesa foi composta pela representante do Serviço Ecumênico de Militância nas Prisões, Vilma Melo, a também representante da Gajop, Deila Martins; a integrante do grupo Mulher Maravilha, Vanda França; coordenador do Movimento Negro Unificado, José Oliveira; e o promotor Weslei Conde. Os convidados apresentaram e defenderam suas causas, e externaram sentimentos pessoais em relação à falta de sensibilidade da sociedade, como compartilhou Vilma Melo: “A prisão é o puxadinho da sociedade. Tem negros, idosos, grupos LGBT, e é ignorada pela sociedade, que pensa que estão ali porque simplesmente fizeram algo errado e merecem estar ali, mas os erros que cometem muitas vezes são proveniente da falta de boa formação, de boa educação”.
O evento, que teve apoio e colaboração do Instituto Humanitas Unicap assim como do curso de Direitos Humanos, contou com a presença do deputado estadual Edilson Silva.