Dia do Fonoaudiólogo celebrado com palestra sobre empreendedorismo na saúde

Fotos: Daniel França

O Dia do Fonoaudiólogo, celebrado em 9 de dezembro, foi comemorado com a realização de uma palestra sobre empreendedorismo na área de saúde na noite desta quarta-feira (14). O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono 4) no anfiteatro do bloco G4 e contou com o apoio do sindicato da categoria e dos cursos de fonoaudiologia de instituições de ensino superior, incluindo a Católica.

O palestrante foi o ortodontista Romero Souto. Professor da Universidade de Pernambuco, diretor científico da Associação Brasileira de Ortodontia (PE) e diretor da clínica Ortoface, ele tem mais de 22 anos de experiência. Romero fez uma palestra explorando o lado mais filosófico do empreendedorismo. Algo que ele descobriu ainda na adolescência quando começou a dar aulas de matemática aos 12 anos.

Romero é professor e empresário

Ele contou que o desempenho de seu único aluno não foi bom na primeira prova e por isso foi desafiado pelo pai do estudante: “ou seria demitido ou daria uma segunda chance”. Ele pediu uma segunda chance prometendo que, se o desempenho do aluno não melhorasse, devolveria todo o dinheiro. “Aquilo pra mim foi fundamental porque eu descobri que não tinha perfil para ser empregado subordinado. Não que eu fosse revoltado, mas o meu perfil era o de ser profissional liberal”, contou o ortodontista. “Você pode ser seu próprio gestor e a fonoaudiologia é uma profissão liberal”, complementou o palestrante ao identificar algo em comum com a profissão de fonoaudiólogo.

De acordo com Romero, para ser um empreendedor o profissional precisa estabelecer “uma grande ideia, definir seu papel no mundo e estabelecer sua visão e objetivo”. O professor deu uma outra dica: é preciso ter a capacidade de enxergar com clareza como quer estar daqui a cinco anos. Ele destacou ainda que o trabalho de um empreendedor em saúde deve agregar valor na vida das pessoas. “Não há nada mais valioso que um ser humano confiar a você a saúde dele”.

Crefono e Sinfope promoveram a palestra

Alguns aspectos de ordem gerencial e prática também foram abordados por Romero. O empresário disse que as finanças pessoais não devem se misturar com as finanças da empresa. “A empresa tem que ser mais rica que você. Ela deve ter um capital que pague três meses da operação. Isso vai lhe dar segurança porque a empresa tem que estar preparada para emergências”.

Outra dica valiosa para quem deseja ser dono do próprio negócio independentemente da área de atuação. “Você precisa entender de gestão. Não dá pra delegar isso. Mesmo sendo um fonoaudiólogo, você precisa entender de fluxo de caixa, treinamento de equipe e processos”, ensina Romero.

Ainda segundo Romero, para ser um bom empreendedor é preciso reunir características de liderança, comunicação, resiliência e criatividade. Ele é adepto da psicologia positivista, método desenvolvido nos Estados Unidos que ajuda a pessoa a encontrar seus pontos fortes. Basta um teste no site viame.org para mapear essas qualidades. O empreendedor ensinou um exercício para aumentar a produtividade baseado neste método.

img_3299“A cada dia da semana escolha uma das virtudes descobertas pelo teste e tente aplicar isso na sua rotina. Ao final do dia, escreva numa agenda como você aplicou essa qualidade. No dia seguinte, faça novamente com outra virtude até completar cinco dias. Você terá seis meses de melhora em sua produtividade. Mas não esqueça de agradecer. Se você fizer isso vai encontrar a sua visão e objetivo”.