Dia do Administrador é comemorado na Católica

No dia 9 de setembro comemora-se no Brasil o Dia do Administrador. Essa data é uma homenagem à assinatura da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, responsável por regulamentar a profissão de administrador no Brasil. Como o dia 9 caiu este ano em pleno feriado, o curso de Administração da Unicap decidiu celebrar a data na terça-feira (12). O auditório G2 ficou lotado.

“A proposta este ano foi de discutir os segredos financeiros. Estamos em momento de crise, então precisamos entender o que as pessoas estão fazendo para guardar seu dinheiro e, em contrapartida, fazer investimentos”, pontuou o coordenador do curso, Charles Andrade. A parte inicial do evento ficou por conta de Empresa Jr, que foi representada por Eduarda Vieira (presidente executiva), José Luiz (gerente comercial) e Rafael (assessor de gente e gestão). Eles fizeram uma apresentação sobre o que é a Empresa Jr e mostraram um case de sucesso. “O case está totalmente envolvido com a educação. Ele é fruto de uma pesquisa de mercado que foi realizada para um colégio que envolve cursos técnicos, ensino superior, ensino médio e pré-vestibular. A gente mapeou várias outras instituições para saber quais são as tendências e fatores críticos de decisão dos alunos do 3º ano referentes ao que eles querem da vida deles”, detalhou Eduarda Vieira.

As Empresas Jr são associações sem fins lucrativos e os estudantes são voluntários. Elas surgiram na França na década de 1960, e chegaram ao Brasil em 1988, com o primeiro projeto iniciado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em São Paulo. Segundo a Folha, mais de 11 mil universitários, ligados as 311 empresas juniores confederadas em 18 Estados e no Distrito Federal, operam seus projetos dentro das Instituições de Ensino e é o movimento que mais cresce no mundo. O gerente comercial da Empresa Jr da Unicap ressaltou que o interesse dos alunos em se engajarem ao projeto vem aumentando gradativamente.”Cada vez mais o interesse está crescendo e não só no curso de Administração, mas também em cursos como Engenharia e Arquitetura. Os colegas de sala têm procurado saber mais sobre como ela funciona e é por isso que estamos aqui disseminando ainda mais o nosso trabalho”.

A principal atração da noite foi a palestra de Arthur Dantas, consultor financeiro e sócio-diretor da DSOP Educação Financeira em Pernambuco. Com o tema “Segredos Financeiros”, Artur fez uma palestra sobre a forma de se relacionar com o dinheiro. “A palestra tem um caráter corporativo, normalmente a gente executa para empresas de grande porte e fizemos uma adaptação para a linguagem universitária. Vamos fazer algumas provocações sobre algumas verdades que entendemos, na sabedoria popular, como verdades na forma que devemos nos relacionar com o dinheiro, provocaremos sobre investimentos, inclusive, que na prática não são exatamente aquilo que passam. Tem algumas instituições que se beneficiam muito quando a gente não toma uma atitude financeira inteligente. Vamos mostrar um panorama de como a gente pode reverter isso”, pontuou Artur.