Designer da Assessoria de Comunicação da Católica vence concurso de pôster do Festival Pernambuco Nação Cultural

O pôster intitulado “Festa e encantamento nas letras de Luiz Gonzaga” é o vencedor da última etapa de 2014 do Concurso de Pôster. Uma iniciativa que, durante todo o ano, premiou artistas visuais por suas obras que ilustraram as edições do Festival Pernambuco Nação Cultural. A ação desenvolvida pela Secretaria de Cultura e pela Fundarpe, através da Assessoria de Design e Moda, busca democratizar o acesso à linguagem e contribuir para a circulação da produção visual do estado.

O trabalho que vai ilustrar a etapa da Festa Viva Gonzagão, que acontece entre os dias 12 e 14 de dezembro, é do ilustrador Java Araújo, da Assessoria de Comunicação Social da Universidade Católica de Pernambuco. “A ideia surgiu pensando em suas composições, na beleza e poesia existente nas letras de suas músicas”, explicou o autor do pôster que é todo feito com base nas letras do nome de Luiz Gonzaga. “Chamamos essa técnica de all type. Peguei uma imagem e as letras de seu nome e fui compondo este forrozeiro alegre e cantante”,concluiu Java.

Além disso, há outros referenciais gonzagueanos na ilustração como a Asa Branca, o mandacaru e as estrelas. As cores do sol e do solo do sertão estão presentes na ilustração formando assim um cromatismo sertanejo onde predominam as cores quentes.

O segundo lugar ficou com o pôster “Fulora do Sertão”, da designer Ingrid Borba. A ilustração foi inspirada em duas músicas de Gonzaga: Xote das meninas e Sabiá. Representadas visualmente através do mandacaru florido e do próprio pássaro. Além desses elementos, outros fazem referência ao Rei do Baião, como a sanfona, as cores e os bordados da roupa.

Já o pôster “Terra, vida e esperança” foi escolhido como terceiro. O trabalho pertence à publicitária Priscila Lins que traz, em sua ilustração, referências a Gonzaga e à cidade do Exu e buscou ressaltar a cultura tradicional da região representada em ícones que fazem alusão às músicas do Rei do Baião à paisagem.

A comissão foi composta pelos designers Bruno Brasileiro, Arthur Braga e Natália Nery, representando a sociedade civil. Pela Secult-PE e Fundarpe, participaram da escolha Ana Lira, assessora de Design e Moda, e Tiago Montenegro, gestor de Comunicação.

– See more at: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/nacaocultural/ultima-etapa-do-concurso-de-poster-contempla-a-festa-viva-gonzagao/#sthash.HEFD0Mz6.dpuf