Debate sobre transtorno de déficit de atenção e depressão supera expectativas

O debate que analisou casos clínicos da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Pernambuco (ATC-PE), ocorrido ontem (27) à noite na sala 824 do bloco B, superou as expectativas dos organizadores. “Sessenta e quatro alunos se inscreveram, mas registramos a presença de 80”, explica a coordenadora do Laboratório de Família e Interação Social do Programa de Psicologia Clínica da Unicap, Profª Drª Suely Santana.

A psicóloga da ATC-PE e ex-aluna da Unicap, Marlane Luz, abordou o tema Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento de um adolescente com TDAH e depressão. O caso em questão envolve um jovem com 16 anos que apresenta as duas alterações. “Um pode provocar o outro, mas nem sempre essas patologias ocorrem ao mesmo tempo. Elas interferem muito no relacionamento com a família e na escola”, destaca Suely.

Além de aprofundar o tema, o evento possibilitou a integração entre os alunos da graduação e do programa de pós-graduação (mestrado e doutorado). “Tivemos uma ótima participação de estudantes do 1º e 2º períodos. Tenho a certeza de que eles se sentiram acolhidos e incluídos no curso”, disse Suely, que também é a supervisora de Estágio Cognitivo Comportamental (ECC) da Clínica de Psicologia da Unicap.