Debate sobre sexualidade e afeto encerra programação do Fórum sobre Questões do Envelhecimento em 2014
|O auditório G1 sediou, na tarde desta terça-feira (11), o Fórum sobre Questões do Envelhecimento, evento mensal promovido pela Universidade Católica de Pernambuco, que, desta vez, contou com apresentações do Padre Antônio Mota e da assistente social e professora aposentada da Uniap, Janice Albuquerque. Este foi o último encontro do ano, e abordou o afeto e a sexualidade na terceira idade. Tema permeado de tabus e preconceitos, que deveria receber mais atenção da sociedade, a julgar pelo interesse mostrado pelo público, que lotou o auditório.
O encontro seguiu a tradição de iniciar os trabalhos com um momento musical. O integrante do MPB Unicap, Percy Marques, fez uma pequena homenagem aos compositores e cantores Lupicínio Rodrigues e Dorival Caymmi, que completariam 100 anos em 2014, e cantou, com a ajuda do público, algumas das músicas mais conhecidas de Caymmi. Encerrando-se este momento, foi a vez do professor João Luiz, coordenador do evento, introduzir as discussões a serem apresentadas.
A primeira apresentação da tarde foi feita pelo Padre Antônio Mota, que falou sobre a unidade do ser humano. Corpo, alma e espírito são três dimensões constitutivas igualmente importantes, que se unem para formar o sujeito; e o desenvolvimento dos sentimentos, da religiosidade e da sexualidade se dão de forma natural no ser humano, ao longo de fases da vida, classificadas pelo Padre Mota como as “dez idades” do ser humano.
Seguiu-se a isso a apresentação da assistente social e professora aposentada da Unicap, Janice Albuquerque, com o tema “Sexualidade e Envelhecimento”. Janice afirmou que, mesmo nos dias atuais, a sexualidade de idosos é uma discussão cheia de tabus, que ainda não é completamente aceita socialmente. Soma-se a isso o fato de que essas pessoas que hoje são da terceira idade fizeram parte de uma juventude que recebeu uma educação sexual limitada e repressora para formar, no fim, a ideia de sexualidade de idosos como algo não natural, que não deve ser discutido.
Esta conclusão não poderia ser mais distante da realidade, segundo Janice. A exploração da sexualidade não pode ser algo restrito aos jovens, e é necessário que a terceira idade busque, por ela mesma, a reavaliação de conceitos e valores, e a construção de novas ideias.
O encontro foi concluído com mais um momento musical e com o sorteio de brindes para o público.