Cursos de Administração e Engenharia Civil e o Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais têm novos coordenadores

Professores Joaquim Oliveira, Clarissa Daisy e Silas Pacheco
Professores Joaquim Oliveira e Silas Pacheco e professora Clarissa Daisy

Os cursos de Engenharia Civil e Administração, além do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Universidade Católica, estão recebendo novos coordenadores neste semestre. A posse oficial aconteceu na última sexta-feira (2) durante o 6° Encontro Docente e 8° Fórum dos Funcionários. Trazendo novas experiências, projetos e ideias, o objetivo comum entre eles é ampliar e melhorar as possibilidades disponíveis nos cursos para o corpo docente e os alunos.

A professora Clarissa Daisy assumiu a coordenação do Mestrado em Desenvolvimento Ambiental. Pesquisadora efetiva do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais da Unicap, um dos seus focos é a Biotecnologia, onde aborda principalmente a biodegradação de derivados do petróleo (óleo diesel e querosene) em água do mar, utilizando a levedura Cândida lipolytica.

Clarissa possui Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas e Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela UFPE. Sobre a nova experiência como coordenadora, afirmou: “Foi uma notícia inesperada que requer muita responsabilidade. Sempre fui muito ligada à parte acadêmica e de pesquisa. Assumir a parte de gestão vai ser um desafio. Estou aprendendo uma série de coisas novas e as pessoas da gestão atual, inclusive a ex-coordenadora Alexandra Amorim, estão me ajudando muito. O ambiente é bem agradável, estou gostando da experiência”.

Já o professor Joaquim Oliveira, trabalha na Católica há 22 anos e assumiu a coordenação do curso de Engenharia Civil. Além de lecionar no curso, ele também dá aulas para as turmas de Arquitetura e Urbanismo da Universidade. Possui Mestrado e Doutorado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutorado pela Escola Politécnica da USP. Atuante na área de Geotecnia, uma especialidade da engenharia civil que trabalha com solos e fundações, Joaquim foi coordenador do Mestrado em Engenharia Civil na Católica durante 4 anos. “Eu já estava trabalhando no Núcleo Docente Estruturante do curso. Para mim, será um grande desafio assumir a graduação. Agora, terei horas administrativas novamente, além das de aula e pesquisa”, afirmou. Uma das mudanças que está sendo iniciada neste semestre no curso de Engenharia Civil é a implantação do novo Projeto Pedagógico. Ele foi reformulado no semestre passado e já está em vigor com alterações importantes que podem contribuir com a melhoria da trajetória dos estudantes.

Outro curso que também ganhou um novo coordenador foi o de Administração. O professor Silas Pachêco é mestre na área de Administração e atua  na Universidade Católica de Pernambuco desde 2006. Silas se formou em Engenharia Mecânica pela USP e ministrou aulas no curso de Arquitetura de uma faculdade em São Paulo. Em seu novo desafio, o novo gestor espera contribuir com o curso de Administração e levar sua vasta experiência na área aos professores e alunos. Pachêco lembrou também que o seu trabalho deve dar continuidade ao que já vinha sendo realizado pelo coordenador anterior, Prof ° Adilson Celestino de Lima. Em um pequeno intervalo entre suas novas funções, Pachêco fez questão de frisar que o cargo não lhe impede de fazer o que já fazia antes. “Como sempre digo, deixo de fazer qualquer coisa, menos de dar aula”, confessou o professor.