Cursos das áreas de saúde e humanas foram apresentados no quarto dia do Católica In 2017

O quarto dia do Católica In 2017 foi dedicado aos cursos do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS). Os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Pernambuco tiveram a oportunidades de aprender mais sobre os cursos de  Letras, Filosofia, História, Pedagogia, Teologia, Ciências Biológica, Enfermagem, Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia.

Os visitantes foram recebidos no auditório G2 e puderam participar de uma dinâmica que os fizeram concorrer ao livro, “Lugar onde os pássaros cantam e as pessoas contam histórias“,  de autoria do Reitor Padre Pedro Rubens.

As professoras da Escola de Referência Professora Euridice Cadaval, localizada em Itapissuma, Cristiane Jussara e Maria da Conceição contaram sobre a experiência de participar do Católica In com os seus alunos e ressaltaram a importância do evento: “Já faz uns quatro anos que trazemos os alunos de Itapissuma, e eles sempre voltam muito impressionados. Há alguns que realmente chegam aqui com dúvidas sobre o que escolher e voltam decididos, bem estimulados, bem motivados. Para a gente, trazer os jovens à universidade para eles sentirem essa atmosfera é bem produtivo. Que o Católica In tenha vida longa”, frisou Cristiane.

A coordenadora do curso de Fisioterapia, Cristiana Machado, comentou com a equipe do Boletim Unicap sobre a programação do Católica In 2017: “A programação deste ano foi organizada de forma a que todos os alunos pudessem conhecer as áreas nas quais  poderão trabalhar. Dividimos em oito estações, onde estavam acontecendo atendimento, não comprometendo a rotina da clínica escola. Os grupos foram guiados por alunos do curso e, em cada estação, foram recebidos por alunos nossos. Algumas das áreas que foram apresentadas aos visitantes foram: terapia manual, neurologia, fisioterapia aquática, cardiorrespiratória, obstetrícia e dermato funcional”.

O coordenador do curso de Ciências Biológicas, Luiz Costa, apresentou os atrativos do curso e explicou alguns detalhes referentes à diversidade do mercado de trabalho, como por exemplo, no ensino, em zoológicos, análises clínicas, estudo de viabilidade, expondo as atividades profissionais e as linhas de atuação. Os jovens ainda conheceram os laboratórios de genética, botânica, invertebrados, vertebrados e biofísica, deixando-os ainda mais empolgados com as possibilidades oferecidas pela área.

Com o tema “Formação de conceitos morais”, o professor Ricardo Pinho, do curso de Filosofia da Unicap, explicou o que é filosofia, trazendo relações sobre o que é ciência e o que é conhecimento.

“Teologia como desafio e possibilidades para a sociedade” foi o tema do bate-papo que os estudantes tiveram com o professor do curso, Sergio Sezino, fazendo-os  tirar as principais dúvidas em relação à área de atuação do teólogo.

Para conhecer sobre a Pedagogia, a professora Graziela Almeida falou sobre “Pedagogia e o mercado de trabalho”, enquanto Yara Leal, conversou com os alunos sobre “Jogos para alfabetização da língua escrita e do ensino da matemática”.

O professor Felipe Casado, do curso de Letras, apresentou aos estudantes  “O caminho das letras – possibilidades e desafios do profissional de Letras”, esclarecendo as dúvidas sobre a forma de atuação no mercado de trabalho e as funções do profissional desta área.

Para conhecer sobre o curso de História, o professor e coordenador do curso, Flávio Cabral, acompanhado da professora Maria Emília e alguns alunos voluntários, conversou sobre “Investigadores do passado: o historiador e seu trabalho”. Os alunos ainda puderam conhecer o Museu de Arqueologia e a biblioteca da Unicap.

O coordenador do curso de Enfermagem, Josian Medeiros, com auxílio de alunos voluntários, falou sobre “Enfermagem como profissão: nós fazemos a diferença”. Os visitantes ainda conheceram os laboratórios de Anatomia, Citologia e Semiologia.

A Clínica de Fonoaudiologia abriu as portas para os participantes do Católica In. Os estudantes foram recebidos pela coordenadora do curso, Conceição Silveira, e os professores Paulo Barros e Márcia Rejane.

Em Psicologia, os professores Carla Medeiros, Ricardo Delgado e Veronique Donard falaram para os visitantes sobre “Ser psicólogo: fazeres e desafios na atualidade”.