Curso debate cenário político para 2010

O programa Universidade Não Tem Idade, da Unicap, deu início nesta quarta-feira (23) ao curso Eleições 2010: análise da conjuntura política. Entre os assuntos abordados estão o recorte histórico da política brasileira e os cenários eleitorais para este ano. O professor Thales Castro, ministrante das aulas, considera a iniciativa uma prática de cidadania. Ele acredita que o conhecimento sobre o mecanismo eleitoral pode despertar a consciência cívica do cidadão.

O público incluía jornalistas e alunos de Jornalismo, Direito, Relações Internacionais, Filosofia e Teologia da Católica e de outras instituições. Uma das presentes ao curso foi a estudante de Direito Lenise de Oliveira, 18. Neste ano, ela vota pela primeira vez e quer exercer esse direito de forma consciente. “Sem estar munido de informações você pode ficar perdido”, diz Lenise, que antes de escolher um candidato procura saber se ele responde a algum processo, qual a formação, a história de vida e o projeto político do mesmo.

Um dos princípios básicos para se entender a conjuntura política é entender o que essa palavra significa. “Definir política é tarefa árdua”, foi o alerta de Castro antes de recorrer a frases de Aristóteles, Maquiavel e até de Santo Agostinho para conceituar o termo.

Outra questão necessária para que o indivíduo compreenda a política é que ele conheça a própria posição política. Para auxiliar os alunos nessa tarefa, o professor indicou o “politicômetro”, um teste disponível no site da Revista Veja que visa apresentar o perfil do eleitor nos eixos esquerda-direita e liberal-antiliberal. O politicômetro pode ser acessado no endereço http://veja.abril.com.br/idade/testes/politicometro/politicometro.html .

Além de questões conceituais, a primeira aula do curso sobre conjuntura política ainda discutiu transferência de votos, candidaturas exóticas e pesquisas eleitorais. O professor resume a importância deste recurso, cada vez mais presente na mídia, com a seguinte frase: “Os números torturados confessam qualquer coisa”. Ele ressalta, no entanto, que é preciso conhecer a metodologia e o universo de entrevistados para que se possa fazer um juízo adequado dos resultados divulgados.

A discussão sobre os interesses na política encerraram o encontro. Thales Castro apresentou um tripé formado pelas palavras força, poder e interesse, mostrando que no jogo político elas estão vinculadas entre si, sem que isso signifique necessariamente um interesse excuso.

A política está mais ligada à nossa vida do que pensamos, pois diariamente negociamos, perdemos ou ganhamos nos ambientes familiar, profissional ou social. O curso nos ajuda a entender que política diz respeito a todos e não apenas àqueles que se filiam a um partido e concorrem a cargos eletivos.

O curso Eleições 2010: análise da conjuntura política, promovido em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, continua nas próximas três quartas-feiras, no horário das 9h às 12h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, localizado no primeiro andar do bloco B da Católica.

Informações pelo telefone 2119-4140 ou 2119-4146