Curso de Relações Públicas conquista conceito 4 em avaliação do MEC

Sotero comemora a conquista

Professores, alunos e funcionários ligados ao curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco estão em clima de comemoração pelo resultado obtido na avaliação institucional do Ministério da Educação. A graduação obteve conceito 4, numa escala de 1 a 5.  Os representantes do MEC estiveram na Unicap nos últimos dias 15 e 16 de abril. Eles percorreram salas de aula, laboratórios e toda a estrutura do campus para compor a avaliação.

Criado em 1970, o curso de Relações Públicas da Unicap foi um dos pioneiros no Norte e Nordeste do Brasil. Ao longo de mais de quatro décadas de existência, já formou mais de 1.500 profissionais. O seu principal laboratório é a Agência Experimental de Relações Públicas (Agerp), que possui vários projetos premiados nacionalmente. No local, são desenvolvidas pesquisas de opinião, campanhas institucionais, eventos, entre outras atividades. “Já conquistamos algo em torno de 50 prêmios pelo Brasil”, ressalta o professor Alfredo Sotero, coordenador do curso.

Além da Agerp, o curso de R.P da Unicap compartilha da estrutura de outros laboratórios da área de comunicação. Os alunos executam trabalhos nos estúdios de Fotografia, Televisão, Rádio, Planejamento Gráfico, além de poder contar com auditórios e a Biblioteca da Universidade, considerada uma das maiores e melhores do Recife com 179 mil títulos e 495 mil exemplares. “Esse resultado fortalece o nosso compromisso com a qualidade. Agradeço a todos da Universidade que se envolveram nesse processo de avaliação. Sem eles, essa conquista não seria possível”, comemora Alfredo Sotero.

Alunos – O que o MEC constatou agora só confirma a boa impressão dos alunos que estudam na Católica e se preparam para o mercado de trabalho. O Boletim Unicap conversou com a aluna do 5º período Yanna Marques. Confira a entrevista na íntegra logo abaixo:

Boletim UnicapComo você avalia o curso de RP?

YANNA Marques aluna de RPYanna Marques – O curso de Relações Públicas possibilita a interpretação da realidade social e o desenvolvimento do pensamento a fim de executar atividades e programas de avaliação. Para tanto, o bacharel tem na graduação um currículo que enfatiza os conhecimentos da área de comunicação. Entre as disciplinas específicas estão organização de eventos, opinião pública e planejamento da comunicação. E para que possamos compreender o funcionamento de uma organização o curso oferece aulas de administração, economia e marketing. Toda essa metodologia de ensino praticada pela Unicap é de suma importância para a boa formação dos futuros profissionais de relações públicas.

B.U – Qual o desempenho dos professores?

Y.M – Todos os professores do curso possuem notoriedade na área, além do comprometimento e dedicação para com os alunos do curso. Na minha visão, essa dedicação cria uma interação aluno e professor o que nos possibilita maiores esclarecimentos a respeito dos assuntos tratados em sala de aula.

B.U – O que você acha dos laboratórios que servem ao curso?

Y.M – O curso de Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, conta com uma excelente infraestrutura de laboratórios de comunicação como estúdio fotográfico, rádio e TV, além de laboratório específico como a Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp). Agerp é um laboratório para os alunos de Relações Públicas planejarem e desenvolverem atividades práticas, na qual, conta com profissionais de Relações Públicas, jogos digitais e webdesign, estes trabalham em conjunto para o planejamento, desenvolvimento e execução de projetos dentro da Universidade.

B.U – O que você acha da estrutura geral da Universidade?

Y.M – A Universidade Católica de Pernambuco apresenta qualidades em relação aos seus profissionais acadêmicos e no que tange a qualidade estrutural, vem demonstrando melhorias em suas instalações, o que se faz necessárias, tendo em vista o tempo de existência da universidade.

B.U – Você se sente preparada para o mercado de trabalho a partir da formação da Unicap?

Y.M – Com a economia aquecida e as organizações ampliando seus mercados, acredito plenamente que o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas está em crescimento. Com a formação da Unicap, nós alunos estamos aptos as melhores oportunidades em empresas privadas, principalmente nas de grande porte e nas multinacionais.