Curso de Química obtém conceito quatro na avaliação do MEC

Após avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), no início do mês de maio, o curso de licenciatura em Química da Universidade Católica de Pernambuco alcançou conceito quatro, em uma escala de um a cinco. O resultado foi recebido de maneira positiva pelo coordenador do curso, professor Valdemir Alexandre dos Santos.

A Católica é a única instituição particular de ensino superior que possui licenciatura em Química. Para o professor, receber a comissão de avaliação foi uma forma de possibilitar o desenvolvimento da graduação, de modo que o corpo docente teve acesso a visões externas e diferenciadas. “Muitas vezes, não percebemos com clareza o que alguém que não integra a instituição identifica facilmente. Críticas e sugestões só contribuem para a melhoria do curso”, afirma o professor Valdemir.

A avaliação técnica e criteriosa, feita pelos representantes do MEC,  abrangeu o projeto pedagógico e as instalações da Universidade, que envolviam salas de aula, laboratórios e até a biblioteca. Segundo o coordenador do curso, a comissão avaliadora ainda fez sucessivas entrevistas com alunos, professores e a diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), a professora Arminda Saconi.

Desde 1943, a licenciatura forma profissionais para atuar nos ensinos fundamental e médio. Ao todo, o curso disponibiliza 60 vagas no turno da noite, além de uma estrutura fundamental que contribui no desenvolvimento acadêmico do estudante. Os laboratórios de Química Geral e Inorgânica, Físico-Química, Química Analítica e Química Orgânica, entre outros, permitem que os conhecimentos dos estudantes sejam aprofundados.

Entre as atividades complementares promovidas pela Universidade, há o projeto Quinta na Química, encontro regular que oferece palestras sobre temas específicos. Para que o estudante inicie a carreira acadêmica desde cedo, a Católica ainda viabiliza possibilidades acessíveis aos alunos, que têm a oportunidade de se familiarizar com o ambiente de sala de aula na função de professor, através do programa Fé e Alegria.