Curso de Letras e Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem consolidam parceria científica

Mais que apresentações de pesquisas, simpósios e mesas-redondas, a Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Católica chega a vigésima edição consolidando a integração entre a graduação em Letras e o Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Unicap (PPGCL). A avaliação é das coordenadoras dos cursos Flávia Ramos e Roberta Caiado, respectivamente. A programação e conteúdo do evento foi desenvolvida numa parceria que está cada vez mais forte.

“Essa integração traz à tona a interação. Hoje em dia é difícil delimitar ações da graduação e ações da pós-graduação. Trabalhamos para fortalecer laços de tal forma que haja o apagamento das fronteiras”, analisa Roberta ao ressaltar que essa integração faz parte da proposta institucional da Unicap e de uma diretriz da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Ministério da Educação.

Flávia, por sua vez, destaca que a parceria se identifica com a verdadeira vocação de uma universidade ancorada no ensino, pesquisa e extensão. “Esse evento tem um caráter extensionista, une a graduação pelo ensino e a pós pela pesquisa proporcionando um aprofundamento científico. Essa unificação revela o amadurecimento dos dois cursos”.

Ambas enfatizam a importância e a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) nesse processo. Os alunos dos cursos de Fonoaudiologia, Psicologia e Letras, por exemplo, vinculados à iniciação científica já participam de ações do Mestrado em Ciências da Linguagem e, dependendo da ação, até do Doutorado. Uma evolução possível de ser concretizada graças ao corpo docente formado por professores-pesquisadores. “Essa interação ocorre de forma natural e é consequência do quem vem sendo produzido academicamente”, afirma Roberta.

Ela também destaca a evolução da produção científica dos mestrandos e doutorandos. Produção que vem crescendo qualitativamente e quantitativamente por meio de intercâmbios com outras instituições. Uma dessas trocas ocorre por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), do qual fazem parte o Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Unicap; a Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e A Universidade Católica de pelotas (UCPEL – RJ).

Dentro desta proposta de cooperação acadêmica, o Procad propiciou a realização de estudos de alto nível, em pós-doutorado, a quatro dos professores pesquisadores do PPGCL da Unicap: Profª. Isabela Barbosa do Rêgo Barros, Profª. Renata Fonseca Lima da Fonte, Profª. Wanilda Maria Alves Cavalcanti e Profª. Roberta Varginha Ramos Caiado. A professora Roberta fez o seu pós-doc na UCPEL sob a orientação do Prof. Dr. Vilson Leffa . Recentemente, o artigo de pós-doutoramento dela foi aceito pela revista científica Hipertextus, publicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Hyago (Letras) vai fazer intercâmbio no México

E não é só enviando pesquisadores para outras instituições que o PPGCL vem amadurecendo. O Programa também recebe alunos e professores de outras instituições para o desenvolvimento de pesquisas, como é o caso da doutoranda Jéssica Tayrine (Proling – UFPB); dos professores Pedro Farias Francelino (UFPB); Denise Lima (UFPB); e Rossana Regina Guimarães Ramos Henz (UPE). Eles realizaram ou, ainda, estão realizando o pós-doutorado com Profª. Dóris de Arruda Carneiro da Cunha e Benedito Gomes Bezerra.

Internacionalização – A evolução e amadurecimento científico do PPGCL e da graduação em Letras da Unicap está ganhando reconhecimento de outros países. O programa emplacou o seu primeiro doutorando no Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), da Capes. Dalexon Sérgio da Silva teve sua pesquisa selecionada e ele ganhou uma bolsa completa para estudar no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Clepul). Durante um ano, Dalexon vai desenvolver estudos na Cátedra Infante Dom Henrique para Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização. No Brasil, a orientação de Dalexon é da Profª Drª Nadia Azevedo, docente do PPGCL.

Outro exemplo de internacionalização é o do aluno do curso de Letras da Católica Hyago Machado. Ele está entre os aprovados no Programa Santander Universidades que e vai viajar em agosto para o México, onde vai passar um semestre estudando na Universidade Ibero Americana de Puebla. Hyago vai receber três mil euros para custear passagens, hospedagem e alimentação. “Acho maravilhosa essa parceria da Unicap com o Santander que proporciona essa experiência aos alunos”, disse o estudante da Licenciatura Português-Espanhol.