Curso de Letras comemora o Halloween e o Dia dos Mortos

DSC_0793 As aulas de inglês e espanhol, que fazem parte do curso de Letras da Universidade Católica de Pernambuco, deram lugar ao clima de festa, na noite de sexta-feira (7), quando foram comemorados o Dia dos Mortos e o Halloween, festas típicas dos países de cultura espanhola e inglesa, respectivamente. O evento foi organizado pelos alunos e professores.

O Dia dos Mortos, que acontece na Espanha e nos países hispano-americanos, é o momento em que parentes que já morreram voltam à Terra para visitar os entes que continuam vivos. Por isso, ao invés de tristeza, é feita uma grande comemoração. Segundo Janaína Alves, professora de Espanhol da Unicap, esse dia é um dos mais festivos do ano. “As pessoas usam roupas coloridas, fazem comidas típicas e ficam muito felizes. O momento é tratado com muita festa e é muito esperado por todos.” E ainda completou: “O nosso intuito é fazer os alunos sentirem um pouco dessa cultura, já que eles fazem aulas de espanhol, e essa é uma festa marcante dos países hispanos”. As comemorações do Dia dos Mortos duram três dias, começando no dia 31 de outubro e terminando no dia 2 de novembro.

DSC_0807Nos países de cultura Inglesa, o Halloween é muito popular e é tratado como se fosse um carnaval no Brasil. A professora de inglês da Unicap, Regina Celeste, disse que a festa mudou bastante com o passar dos tempos, mas que ainda continua bem divertida. “Hoje o Halloween está mais sofisticado. As pessoas se fantasiam de qualquer coisa, fazem grandes festas privadas, com músicas atuais… é um carnaval.” A professora ainda falou o porquê de fazer a comemoração. “Eu faço isso há 20 anos com as turmas de inglês. Acho legal comemorar com os alunos uma festividade importante dos países que fazem parte do nosso aprendizado em sala”. Os alunos participantes são do 2º, 4º, 6º e 8º períodos do curso de Letras.