Curso de Jornalismo realiza debate sobre comunicação como direito humano

A Universidade Católica de Pernambuco promoveu mais um debate sobre a questão dos direitos humanos. Desta vez, a discussão foi no âmbito da comunicação e organizada pela professora do curso de Jornalismo da instituição Ana Veloso. A integrante do Fórum Pernambucano de Comunicação e do Núcleo de Documentação de Movimentos Sociais (NuDoc) da Universidade Federal de Pernambuco, jornalista e professora Aline Lucena foi a palestrante convidada.

Segundo a professora Ana Veloso, o encontro disponibilizou aos estudantes informações diferenciadas sobre a democratização da comunicação. “Foi muito produtivo. Aline apresentou seus estudos e a prática da política nessa área. Para os estudantes, é importante que eles fundamentem suas atividades acadêmicas com essa visão teórica para que haja iniciativas que possam servir ao interesse público”, comentou.

Para iniciar, estudantes do curso de Jornalismo apresentaram uma análise feita sobre programas midiáticos que violam os direitos humanos. Concessão pública, diferença entre censura e controle do que é veiculado e descumprimento de artigos do Código de Ética para Televisão Brasileira foram alguns pontos que nortearam a apresentação. Em seguida, houve a exibição de trechos dos produtos analisados, firmando-se como ratificação do que as alunas destacavam. Na ocasião, os programas Bronca Pesada (TV Jornal), Pânico na TV (Rede TV) e Big Brother Brasil (Globo) foram comentados. “A sociedade não tem ideia de como é agredida com programas desse tipo”, enfatizou uma delas.

Pela primeira vez, Pernambuco ocupa um dos primeiros lugares do ranking de produtos midiáticos que mais receberam denúncias de violação aos direitos humanos. O 17º Ranking de Baixaria na TV teve em quinta colocação o programa Bronca Pesada, apresentado pelo jornalista Cardinot. A medida integra a campanha realizada em prol da ética no veículo, sendo uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados em parceria com outras entidades. O reality show Big Brother Brasil liderou a lista com 227 denúncias.

O fato foi mencionado durante a análise das alunas e complementado pelos relatos da professora Aline Lucena. Formada na Católica, a jornalista elaborou um contexto sobre o termo liberdade de expressão, que explicou desde o início, quando era focado na liberdade de um direito individual, aos tempos atuais – liberdade de expressão para efeito coletivo, ou seja, como um direito mais amplo e não mais pessoal. A maneira de como os proprietários de veículos transmitem a defesa da liberdade de expressão foi questionada. Segundo Aline, há um discurso diferenciado, construído de acordo com os interesses e as mudanças políticas e econômicas.

Aline Lucena discorreu sobre a alta audiência de programas televisivos policiais. De acordo com ela, esses produtos instauram o medo nas pessoas e fazem apologia à violência. Para exemplificar, a professora citou o Bronca Pesada, o qual recebeu 11 denúncias, entre elas, sensacionalismo, abuso de imagens violentas e veiculação em horário impróprio.